Colégio Estadual do Campo Professora Hilda Monteiro Menezes
Criada por meio do Decreto nº 24.174 D.O.E de 06/08/1974 e inaugurada oficialmente em 09 de Novembro de 1975, pelo até então Governador do Estado da Bahia “Roberto Figueira Santos”, com a denominação- Escola Polivalente Roberto Santos, este em homenagem ao referido Governador. A citada Instituição de Ensino, nasce com o intuito de disponibilizar educação pública de qualidade em nível de 1º Grau; através da oferta de cursos técnicos como: Técnicas Agrícolas, Técnicas Comerciais, Técnicas para o Lar, Técnico em Torneiro Mecânico, Pintura em Porcelana, Carpintaria e Serigrafia.
Com mudanças sofridas na área educacional em nosso país ao final da década de 1990, através da promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB, lei Nº 9394/96 que põe fim a utilização da corrente pedagógica Tecnicista, e adere a preceitos Construtivistas; extinguiram-se os cursos técnicos em nível de 1º Grau, sendo instituído o curso de Formação Geral na modalidade de Ensino Médio. A partir do ano de 2001 altera-se também sua nomenclatura, e extingue-se o termo “Polivalente”, com a criação do Colégio Estadual Roberto Santos- CERS, através da Portaria de Funcionamento Nº 4101, publicado no D.O nos dias 05 e 06 de Março do mesmo ano.
A partir do ano de 2014, o Governo do Estado da Bahia institui a criação dos Centros Noturnos de Educação da Bahia- CENEBS, sendo o de Campo Formoso criado através do Decreto Nº 301/2014, dividindo o mesmo espaço físico do Colégio Estadual Roberto Santos; ficando este responsável pelo ensino noturno. Com sua extinção ao final de 2018, retorna esta Instituição de Ensino a ofertar ensino regular nos três turnos, e Educação de Jovens e Adultos- EJA, dividido sob a forma de Eixos, especificamente no turno noturno a partir do ano de 2019.
Em 2016, atendendo a Recomendação do Ministério Público da Bahia- MP-BA, nº 16/2016, baseada na Constituição Federal, e do Estado da Bahia, que versa sobre a proibição do uso de nomes de pessoas vivas em estabelecimentos públicos, e por intermédio da PORTARIA Nº 659/2019, altera sua nomenclatura; sendo Colégio Estadual Roberto Santos- CERS, substituído sob a égide desta lei, por Colégio Estadual de Campo Formoso- CECAF, em março de 2019.
No ano de 2020, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia- SEC-BA, e o Conselho Estadual de Educação- CEE, através da Resolução SEC/CEE Nº 103/2015; esta que versa sobre a oferta da Educação do Campo, no Sistema Estadual de Ensino da Bahia, bem como da PORTARIA Nº 29/2020, que determina a inclusão da expressão DO CAMPO em Unidades Escolares Estaduais que atendam a estas especificidades. Assim sendo, por força de Lei destas, delega-se, portanto, mais uma vez alteração na nomenclatura de nosso Estabelecimento de Ensino; passando o Colégio Estadual de Campo Formoso- CECAF a denomina-se Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso- CECCAF, neste referido ano.
Logo após este período em 2021, Atendendo Solicitação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia- SEC-BA, tem-se início o Processo de Unificação do Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso- CECCAF, com o Colégio Estadual Professora Luzia de Freitas e Silva; estes até então intramuros. Esta, tem por finalidade a implementação da Educação em Tempo Integral, bem como da implantação futura do Colégio Estadual Poliesportivo de Campo Formoso; este que se encontra em fase de adequação das estruturas físicas existentes, por intermédio de Reformas, Ampliação e Construção. Tal Processo teve seu início, através da Unificação dos Corpos Docentes de ambas as Unidades Escolares, bem como de seus Projetos Políticos Pedagógicos; estando no aguardo de PORTARIA específica expedida pela SEC-BA que o ratifique. Ainda em 2021, continuamos a vivenciar novas mudanças, como a Implementação do Novo Ensino Médio, através da Nova Base Nacional Comum Curricular- BNCC.
Em 2022, continuaremos a vivenciar novas mudanças, como a implementação da Educação em Tempo Integral, estabelecida por intermédio da PORTARIA Nº. 151/2022. Esta integrante do Programa Baiano de Educação Integral Anísio Teixeira, passando necessariamente por adequação de sua infraestrutura física, com reformas, ampliação e/ou construção; as mesmas também, com fins posterior de Implantação de seu Complexo Poliesportivo.
Contudo, em 2023, com o intuito de homenagear a Tia do Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia- ALBA, Deputado Estadual “Adolfo Emanuel Monteiro de Menezes”, a Senhora “Hilda Monteiro Menezes”, esta falecida em Março de 2022, e atuando como Professora na Localidade de São Tomé entre os anos 40 e 50 do século passado, foi apresentado Projeto de mudança de nome do referido Estabelecimento de Ensino, pelo também Deputado Estadual “Rosenberg Evangelista Pinto”; este sancionado pelo até então Governador do Estado da Bahia “Jerônimo Rodrigues Souza”.
Com isso, a partir de 09 de Fevereiro de 2023, o Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso- CECCAF, passa a ser denominado Colégio Estadual Professora Hilda Monteiro Menezes. Esta através da seguinte Lei:
LEI Nº 14.533 DE 09 DE FEVEREIRO DE 2023.
Ainda em 2023, devido ao início do processo de implementação da Educação em Tempo Integral em nosso Estabelecimento de Ensino, sua Nomenclatura teve necessariamente que passar por uma adequação, passando este a denominar-se Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Hilda Monteiro Menezes.
Em 2025, assim como ocorreu no ano de 2020, por intermédio da PORTARIA 105/2025, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia- SEC-BA, e o Conselho Estadual de Educação- CEE, através da Resolução SEC/CEE Nº 103/2015 e de Nº 107/2017, estas que versam sobre a oferta da Educação do Campo, no Sistema Estadual de Ensino da Bahia, bem como da PORTARIA Nº 29/2020, que determina a inclusão da expressão DO CAMPO em Unidades Escolares Estaduais que atendam a estas especificidades; RESOLVE: Determinar a mudança de denominação desta Instituição Pública de Ensino Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Hilda Monteiro Menezes, passando a denominar-se Colégio Estadual do Campo Professora Hilda Monteiro Menezes, a partir deste ano acima citado.
Assim sendo, para o futuro vindouro, nossa Unidade Escolar continuará a ofertar uma educação pública de qualidade, fazendo jus a este principio, que norteia sua história; ao longo de mais de 49 anos dedicados ao ensino, no Município de Campo Formoso, no Estado da Bahia.
