Vejam Abaixo Nesta Postagem, Mosaico Com Belissímas Imagens do Desfile Comemorativo ao Bicentenário da Independência da Bahia, Ocorrido em Senhor do Bonfim.
CECCAF- Campo Formoso- BA
02/07/2023
CECCAF- Campo Formoso- BA
02/07/2023
CECCAF- Campo Formoso- BA
02/07/2023
Desfile Ocorreu Nas Principais Ruas do Centro de Senhor do Bonfim, e Reuniu Escolas Estaduais dos 9 Municípios Que Compõem o NTE 25
Ao longo da manhã de Domingo, dia 02 de Julho de 2023, o Colégio Estadual Profª Hilda Monteiro Menezes, participou com muito brilhantismo, do Desfile Comemorativo ao Bicentenário da Independência da Bahia, na Cidade de Senhor do Bonfim.
O referido desfile foi organizado pelo Núcleo de Territorial de Educação- NTE 25, e contou com delegações representantes dos 9 Municípios que o compõem, sendo estes: Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Antonio Gonçalves, Filadélfia, Andorinha, Jaguarari, Pindobaçú, Ponto Novo e Caldeirão Grande.
O 2 de julho – Independência do Brasil na Bahia
Na madrugada de 2 de Julho de 1823, a cidade de Salvador amanheceu quase deserta: O exército Português deixou em definitivo a província da Bahia. Dizem que o dia nasceu bonito, sem as chuvas de Junho. O sol brilhou!
Os baianos conhecem esta data como sendo a Independência do Brasil na Bahia, que celebra a vitória dos brasileiros na guerra travada na então província da Bahia, por mais de 17 meses, de Fevereiro de 1822 a Julho de 1823 contra as tropas portuguesas. Com a vitória do Exército e da Marinha do Brasil na Bahia, consolidou-se a separação política do Brasil de Portugal.
Sendo assim, com base nos estudos de Luís Henrique Dias Tavares, historiador, professor emérito da Universidade Federal da Bahia- UFBA, o 07 de setembro de 1822 é uma data simbólica, não se tratando da real data da Independência do Brasil, até porque um pedaço enorme do país, a Região Nordeste ainda não era independente.
Assim sendo, o 2 de Julho ficou conhecido por ser considerado o fim da Independência do Brasil, já que marca a saída dos portugueses em Julho de 1823, que haviam se recusado a sair do país após a Proclamação de Dom Pedro I, em Setembro de 1822. Há até quem diga que essa data deveria ser a verdadeira data da Independência do Brasil.
O Corpo Diretivo de Nossa Instituição de Ensino, na Pessoa de seu Diretor, “Josias Barbosa Ferreira”, agradece a Participação dos Educandos de nossa Instituição de Ensino, que muito abrilhantaram este Desfile Comemorativo ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, ocorrido em Senhor do Bonfim.
BLOG– HISTÓRIA E CULTURA: O 2 DE JULHO – INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NA BAHIA.
Vejam abaixo, Imagens do Desfile Comemorativo ao Bicentenário da Independência da Bahia, ocorrida em Senhor do Bonfim-BA, em 02/07/2023.









































































Publicado por hildacfba.wordpress.com, em 02 de Julho de 2023.
