Professor Fábio Cardoso Disponibiliza Link Para Atividades da Disciplina “Inclusão Digital” das Turmas 1º, 2º Juvenil e Eixo VII Noturno

Atividade Tem Por Finalidade Propiciar ao Educando Iniciação na Inclusão Digital

Tendo por objetivo propiciar a Inclusão Digital aos nossos Educandos, o Professor Fábio Cardoso, disponibiliza Link de acesso a Material específico para “Inclusão Digital”, este exclusivo para turmas do 1º e 2º Ano Juvenil, e Eixo VII; ambos do Turno Noturno.

OBS: Faça Downloads deste Arquivo em seu Celular ou Computador.

Segue Link de Acesso ao Arquivo:


Como a inclusão digital pode impactar os brasileiros | Cris Junqueira
exame.academy

Inclusão digital

Inclusão digital é o processo de democratização do acesso às tecnologias de informação, de modo a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também uma forma de simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida a fim de buscar novas oportunidades de emprego, meios de comunicação, formas de obter aprendizado entre outras. Assim, trazer mais benefícios para a vida pessoal e profissional do cidadão.

A inclusão digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos, que são: dispositivo para conexão, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas, pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet para que ele seja considerado um incluído digital. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.

Entre as estratégias inclusivas estão projetos e ações (ofertados pelo Sesc e pelo SENAI), que facilitam o acesso de pessoas de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A inclusão digital volta-se também para o desenvolvimento de tecnologias que ampliem a acessibilidade para usuários com deficiência.

Dessa forma, toda a sociedade pode ter acesso a informações disponíveis na Internet, e assim produzir e disseminar conhecimento. A inclusão digital insere-se no movimento maior de inclusão social, um dos grandes objetivos compartilhados por diversos governos ao redor do mundo nas últimas décadas.

Dois novos conceitos são incorporados às políticas de inclusão digital: a acessibilidade de todos às TIs (e-Accessibility), neste caso, não somente a população deficiente; e a competência de uso das tecnologias na sociedade de informação (e-Competences).

É importante ressaltar que a literatura tem apontado que as desigualdades relativas às formas de acesso à comunicação digital são de diversas naturezas. Em outras palavras, é preciso compreender tal fenômeno como algo que vai além da mera falta de acesso a computadores, partindo-se para uma avaliação que leve em conta desigualdades geográficas ou relativas ao domínio que cada usuários têm quanto aos softwares mais comuns. Nesse sentido, as políticas públicas devem se dedicar a enfrentar tais problemas nas suas mais diversas dimensões.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Publicado por hildacfba.wordpress.com, em 14/05/2023.

Deixe um comentário