Simulado Ocorre Entre os Dias 08 a 11/O5, Envolvendo as 3 Séries do Ensino Médio.
Tendo por objetivo melhor preparar seus Educandos para o Exame Nacional do Ensino Médio- Enem 2023, bem como para concursos públicos em geral, o Colégio Estadual Profª Hilda Monteiro Menezes, promove uma semana de Simulados, este nos Turnos Matutino Vespertino e Noturno, nas Séries 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Médio .
O referido Simulado, encontra-se dividido em Áreas do Conhecimento, sendo aplicado em nossa Instituição de ensino nas referidas datas:
Segunda- feira 08/05: Humanas e Tecnologias.
Terça- feira 09/05: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Quarta- feira 10/05: Matemática e Ciências da Natureza.
Quinta- feira 11/05: Disciplinas do Entinerário Formativo.
A pontuação do Simulado do Enem 2023, corresponderá a Nota Máxina 4,0, ao qual irá compor as avaliações correspondentes à pontuação geral da 1ª Etapa.
Qual o Objetivo de Aplicar Simulados?
Os simulados podem ser um instrumento muito valioso no processo de aprendizagem dos alunos. Além de os ajudar a fixar os conteúdos aprendidos, são um caminho para que eles entendam como se portar diante de exames que encontrarão não só na escola, mas pelo resto da vida, como o Enem e os concursos públicos.
O que é o simulado do Enem?
Simulado vem de simular, que quer dizer “fazer parecer real”. Portanto, uma prova simulada é um conjunto de questões organizadas no mesmo formato de um determinado exame, seja a prova do Enem ou os vestibulares como a Fuvest, Vunesp, ITA, entre outros. Normalmente, são utilizadas as mesmas questões que estiveram presentes nos vestibulares anteriores.
O simulado do Enem corresponde a um compilado de exercícios dispostos da mesma forma que o exame original, permitindo que o candidato treine noções importantes, as quais o ajudarão a ter um melhor desempenho durante a realização da prova. Por isso, é muito interessante realizá-lo de forma cronometrada, criando um cenário realista.
Qual a importância de estudar com o simulado do Enem?
Ao fazer o simulado do Enem, você vai se submeter a uma prova muito parecida com aquela que irá fazer no dia do exame real. Dessa forma, já é possível se habituar com as características da prova e com o estilo das questões – que, ao contrário daquelas que estamos acostumados nas avaliações do ensino médio, são mais interpretativas e exigem do estudante uma percepção maior para relacionar os conteúdos das matérias e, assim, elaborar as respostas.
Por esse motivo, o aluno precisa desenvolver a habilidade para ter um bom desempenho em provas como essa, que além de uma abordagem do conhecimento completamente nova, é muito mais longa e cansativa do que as provas escolares. É fundamental que o estudante se familiarize com esse formato para que tenha mais segurança no momento de fazer a prova real.

Publicado por hildacfba.wordpress.com, em 10/05/2023.
