CECCAF Realiza Eleição Para Líderes de Classe- Ano Letivo 2022


ATARDE
17 de jul. de 2015

Eleição Para Líderes de Classe do CECCAF 2022

Na próxima Segunda-feira, dia 21/03/2022, o Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso- CECCAF; realiza Eleição para Líderes de Classe- Ano Letivo 2022. O referido Pleito, faz parte do “Programa Educar Para Transformar- Um Pacto Pela Educação”, promovido pela SEC-BA.

Veja abaixo as atribuições e requisitos necessários para que o Educando possa concorrer a este Cargo Eletivo.

ATRIBUIÇÕES DE UM REPRESENTANTE

O representante de turma é um elo entre a turma e a comunidade escolar. É o porta-voz da turma, isto é, o elemento que transmite as sugestões, reivindicações e problemas do grupo. Incentiva a turma a participar de eventos, solenidades, visitas etc. Além dessas tarefas o representante deve:

  1. Incentivar a turma a ser um grupo coeso e unido.
  2. Auxiliar o grupo a determinar seus objetivos e a utilizar os meios adequados para atingi-los.
  3. Ajudar a turma a colaborar com os objetivos básicos e projetos da escola.
  4. Comparecer e participar das reuniões e eventos para os quais for convocado.
  5. Exercer uma liderança positiva.
  6. Solicitar a intervenção da Equipe de Direção Escolar quanto a assuntos específicos da sua turma.

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia esta realizando um trabalho para a descoberta e escolha dos líderes, dentro de uma perspectiva democrática. A proposta é refletir junto com os alunos, sobre   a    importância das características de lideranças necessárias   a   serem   observadas nos alunos que se lançam candidatos, quando na eleição dos Alunos Líderes.

Oportunidade em que os alunos terão para escolher seus representantes de turma.

A  mobilização nas unidades escolares irá envolver rodas conversa para  a troca de experiências e discussão do trabalho das lideranças nas dimensões administrativas, pedagógica e relacional.

Lembrando que a escolha acontece de forma democrática,   onde será oportunizado aos alunos, a possibilidade de exercitar sua cidadania. O processo escolhido foi o da eleição, com voto secreto.

A iniciativa é da Secretaria da Educação do Estado, baseada no programa Educar para Transformar, visando promover o  empoderamento juvenil e envolver os alunos nas ações realizadas nos colégios da rede, de modo que possam contribuir para a gestão democrática nas escolas.

O que parece não ter ligação com as atividades educacionais, guarda uma grande importância: ser líder é ter um grande incentivo à capacidade crítica e ao desenvolvimento pessoal. O processo de escolha do representante, por si só, já é carregado de significados

Além de exercitar a liderança, o estudante desenvolve habilidades como a de perceber a necessidade do outro, falar em público, pensar de forma coletiva, e não individual, tomar próprios limites. Esses pontos decisões e resolver conflitos, se conhecer melhor e lidar com seus são fundamentais para a posterior vida profissional,

CRONOGRAMA

14 e15 /03 Sensibilização dos estudantes.

17/03 Confirmação de Inscrição.

21/03 Eleição.

,COMPETÊNCIAS DE UM LIDER

Os estudantes eleitos nas funções líder e vice-líder de classe serão os interlocutores da turma junto à comunidade escolar, articulando e propondo melhorias para a unidade de ensino.

Dentre as competências dos líderes, estão:

  • Representar o interesse coletivo, identificando as necessidades da classe;
  • Discutir com os colegas ações relativo à melhoria do processo de ensino e aprendizagem e estimular o bom relacionamento da classe, por meio de diálogo.

QUALIDADES DE UM REPRESENTANTE

(Líder e Vice-líder):

  1. RESPONSABILIDADE – pessoa capaz de cumprir os compromissos, de inspirar confiança, de levar a sério o que deve fazer, assíduo e pontual, organizado, estudioso, honesto, persistente, apre- sentar-se sempre uniformizado.
  • ESPÍRITO DE INICIATIVA – saber tomar decisão a ser realizada, ser dinâmico, comunicativo.
  • ESPÍRITO DEMOCRÁTICO – saber acolher; respeitar as ideias dos outros; estimular as ideias do grupo; sentir-se igual em direitos e deveres, ser imparcial, ter bom relacionamento com o grupo.
  • PARTICIPATIVO e envolvido com a escola.
  • DISPONIBILIDADE – ter tempo e disposição para o grupo e para com os compromissos de um representante.
  • COMPRENSIVO, EDUCADO E CORTÊS.
  • ESPÍRITO DE EQUIPE.

CRITÉRIOS DE ESCOLHA

Interação/ Entrosamento com a turma/ Saber ouvir / Saber falar /Compromisso/Diálogo/ Frequência.

Publicado por hildacfba.wordpress.com, em 18/03/2020.

Deixe um comentário