Kennedy Ramos
10 de jun. de 2016
A primeira lei de Mendel, também conhecida como Princípio da Segregação dos Caracteres, foi formulada por meio dos resultados obtidos por Mendel em experimentos com ervilhas.![]()
A primeira lei de Mendel, também chamada de Princípio da Segregação dos Caracteres ou Lei da Segregação, diz que cada característica é condicionada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas. Para chegar a essa conclusão, Mendel realizou uma série de experimentos com ervilhas e conseguiu aplicar a matemática em seus estudos. A seguir você entenderá melhor essa lei e como Mendel chegou a essas conclusões.
O experimento de Mendel
Mendel iniciou seus experimentos em torno de 1857, quando começou a trabalhar com o cruzamento de ervilhas. As ervilhas foram uma escolha importante para o sucesso do experimento, uma vez que apresentam várias características que podem ser estudadas, apresentam curto tempo de geração, geram grande número de descendentes, além do fácil cultivo.
Para realizar seu experimento, Mendel analisou características que apresentavam duas formas distintas, como sementes verdes e amarelas, e flores brancas e púrpuras. No total, foram estudadas sete características: forma da semente (lisa ou ondulada), cor da semente (amarela ou verde), cor da flor (púrpura ou branca), forma da vagem (inflada ou constrita), cor da vagem (verde ou amarela), posição da flor (axial ou terminal) e comprimento do caule (alto ou anão).
Nesses experimentos, ele utilizou plantas chamadas de puras, ou seja, plantas que, após sucessivas gerações, davam origem a plantas com a mesma característica.

Mendel realizava a polinização cruzada das plantas puras, transferindo o pólen de uma planta para outra. Esse cruzamento entre plantas puras é chamado de hibridização. Os progenitores puros recebem a denominação de geração parietal ou geração P.
Após cruzar a geração parietal, os descendentes dessa geração foram obtidos, os quais receberam o nome de primeira geração filial ou geração F1. O cruzamento entre indivíduos F1 levou à produção da segunda geração filial ou geração F2.
Resultados dos experimentos de Mendel
Mendel obteve importantes resultados em seus experimentos com o cruzamento de ervilhas. Com base nos dados obtidos, ele pôde compreender melhor os princípios da hereditariedade. Para compreender melhor o trabalho de Mendel, vamos considerar o cruzamento entre plantas que geram flores púrpuras e flores brancas.

Mendel realizou o cruzamento entre plantas puras que apresentavam flores púrpuras e plantas puras que apresentavam flores de cor branca. O cruzamento gerou híbridos F1 100% com flores púrpuras. A cor das flores era exatamente como aquela apresentada pelas plantas puras, o que levou à seguinte questão: o que aconteceu com o fator que determinava a cor branca das flores?
Mendel não interrompeu seus trabalhos na geração F1, o que foi essencial para a compreensão do processo. Após o resultado de 100% das plantas com flores púrpuras, ele realizou a fecundação entre plantas F1 e teve uma grande surpresa: as plantas que geravam flores brancas reapareceram.
O resultado apresentado foi de, aproximadamente, três plantas com flores púrpuras para uma planta com flor branca, ou seja, 75% das plantas geradas apresentavam flores púrpuras, enquanto 25% apresentavam plantas com flores brancas.
Conclusões de Mendel
Com os resultados obtidos, Mendel chegou a algumas importantes conclusões:
- Existem fatores responsáveis por uma determinada característica. No caso do experimento citado, podemos concluir que existem fatores que determinam a cor branca e a cor púrpura. Esses fatores são o que hoje conhecemos como genes e as versões desses fatores são o que chamamos de alelo.
- Cada indivíduo possui dois fatores que determinam uma característica, sendo um fator herdado do pai e outro da mãe. Isso significa que cada organismo herda dois alelos, um proveniente da mãe e outro proveniente do pai. No caso da geração F1, os descendentes apresentavam fatores para a flor branca e para a flor púrpura.
- Existem fatores dominantes e fatores recessivos. Os alelos dominantes são capazes de esconder ou mascarar o alelo recessivo. No caso das flores púrpuras da geração F1, o alelo para a cor púrpura era dominante e expressou-se, enquanto o alelo para a cor branca não era. Os alelos recessivos só se expressam quando estão aos pares.
- Cada indivíduo passa apenas um fator para cada característica em cada gameta. Isso significa que os alelos separam-se durante a formação dos gametas e apenas um alelo estará presente no gameta.
| Primeira lei de Mendel:As características dos indivíduos são determinadas por pares de fatores, os quais se separam na formação dos gametas, indo apenas um fator para cada gameta. |
Com base nas conclusões obtidas, analise o esquema a seguir:
.jpg)
Perceba que as flores púrpuras apresentam genótipo (composição genética) PP, enquanto a branca apresenta genótipo pp. Como os alelos separam-se na formação dos gametas e combinam-se na fecundação, podemos perceber que, após o cruzamento da geração P, temos 100% dos descendentes genótipo Pp. Como o fator P é dominante sobre p, as plantas apresentam em sua totalidade a cor púrpura.
| As combinações possíveis são feitas por meio do quadro de Punnet. Nesse quadro, colocamos os alelos de um indivíduo na horizontal e os alelos do outro na vertical. Posteriormente, basta juntar os alelos em cada um dos quadrados. Para saber mais sobre o quadro de Punnet, não deixe de ler nosso artigo sobre o tema: Quadro de Punnet. |
Quem foi Mendel?
Gregor Mendel (1822-1884) foi um monge que nasceu em uma região da Áustria e que se destacou pelos seus estudos sobre hereditariedade. Cresceu em uma pequena fazenda e, aos 21 anos de idade, ingressou no mosteiro dos agostinianos.
Em 1851, Mendel deixou o mosteiro para estudar física e química por dois anos, período essencial para a realização de seus experimentos, pois foi quando aprendeu mais sobre experimentação e matemática.
Mendel retornou para o mosteiro e, por volta de 1857, começou seus trabalhos com hereditariedade, plantando na horta do local as ervilhas que seriam utilizadas em seu trabalho. Mendel passou cerca de sete anos analisando seus dados e montando suas conclusões.
| Mendel é considerado o pai da genética. |
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “Primeira Lei de Mendel “; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/primeira-lei-mendel.htm. Acesso em 06 de abril de 2020.
Publicado por hildacfba.wordpress.com em, 06/04/2020

Bom ao ler todo o conteudo do professor eu entendi que Gregor Mandel foi um biologo ,botanico e monge que desenvolveu as bases da genetica Moderna os seus estudos lecaram a ser conhecido como o pai da gametica Apos concluir o ensino basico com um excelente desempenho seu professor o incentivou
A seguir os estudos superiores com sua família
Mendel foi registrado com o nome de johonn Mendel e no monsteiro que adotou o nome Gregor
Mendel realizava o cruzamento entre diversas plantas e observava o comportamento de determinadas características
CurtirCurtir
Chaiane da Silva
Prof:Sandrinha
3BM
Mandel , era um monge, que Desenvolve um conhecimento sobre a genética. Onde nos proporcionou saber de como ela é passada de pai para filho , e como ela é formada, nos mostra também como ele descobriu sobre a genética em plantas como com as ervilhas, bom um assunto de extrema importância para nos alunos!
Onde nos podermos saber a porcentagem de nossas genéticas com nosso país.
CurtirCurtir
Mendel usou ervilhas porque elas tem varias caracteristica destintas entre elas um ciclo de vida curto e a rapida velocidade de reprodução. No processo de polinização não foi de forma natural, e sim artificial, uma vez que essas eram altopolunizadoras, porem Mendel as abriu e polunizou manualmente. No cruzamento ele usou ervilhas puras (homozigotos), que deram decendentes heterozigotos. Com isso ele contribuiu no desenvolvimento da ciência e da genetica.
CurtirCurtir
nome : LEANDRO SILVA
Turma : 3CM
Professora : Elissandra Gonçalves
Após assistir ao vídeo da 1 lei de Mendel . percebi que foi através de experimentos que ele conseguiu chegar a conclusão de que a característica física que vemos vem do gênio dominante .
exemplo se um filho se parece mais com o pai o gênio dominante foi do pai .
CurtirCurtir
Em estudos realizados por o biólogo Gregor Mendel, nos quais tiveram muito destaque sendo considerado o pai da genética, através de teorias relacionadas a mutações genéticas apresentadas em ervilhas.
CurtirCurtir
Mendel era um monge q revolucionou a história da genética, através de experimentos com plantas e ervilhas ele conseguiu encontrar fatores para determinar características passadas de um indivíduo para o outro. Ele desenvolveu uma lei para descrever como se dava a segregação dos fatores de hereditariedade passada de geração a geração na formação de indivíduos.
Márcio Ruan, 3° AM, Ok.
CurtirCurtir
Professora Sandrinha
Aluna :Catiane. 3BM
A história de Mendel é muito interessante pois ele começou a estudar a história da genética, Darwin não conseguiu estudar erdarteriedade, mas nem deu como era monge não podia nem testar com humanos e nem com animais aí ele teve a ideia das ervilhas,q foi uma ótima ideia. As leis de Mendel a primeira trabalhada com uma probabilidade dê uma característica o monoibrbridismo a segunda trabalhada com duas probabilidades ou mais características como no vídeo seta exemplos,cada característica são formados por dois fatores.bom ele escolheu a ervilha o tipo de ervilha específico porque era fácil de cultivar é dava descendentes muito rápido, Mendel estudou sete características da ervilha ele procurou características diferentes daí vem todo o processo do aA que contribuíram para as pesquisas dele para ele descobrir como acontece a genética.
CurtirCurtir
Mendel•pai da genética
Apartir dos seus estudos, concluiu que as características dos seres vivos são hereditárias, e estão ligadas ao código genético.
Principais características da Primeira Lei de Mendel:
●Monoibridismo
–> Apenas uma característica
●segregação dos fatores
–>Separação dos gametas
●Codominancia
–>2 alelos se expressam
●Dominância
–>incompleta, com fenótipo intermediário
●Alelo Letal
–> indivíduo morre antes de nascer
Conceitos
●Hereditariedade
pais —>filhos
●Gene
-> pedaço do DNA com informações
●Alelo
-> variação de um Gene
Ayla Manueli, 3CM
CurtirCurtir
Pelo oque eu entendi Mendel foi muito importante nos estudos conhecidos atualmente como princípio da segregação dos caracteres.
Ele conseguido explicar os princípios da hereditariedade fazendo o cruzamento de ervilhas assim chegou a conclusão de que cada característica é condicionada por 2 fatores q se separam na formação dos gametas utilizando ervilhas teve sucesso relevante, uma vez que apresentam várias características que foram muito importantes para a explicação dos genótipo.
Mendel utilizando plantas puras realizava á polinização cruzada transferindo o pólen de uma planta para outra, gerando assim plantas Chamadas híbridas, os progenitores puros são denominados geração pariental ou geração P, logo após Mendel começou a cruzar a geração pariental, os descendentes dessa geração são á geração filial ou F1 e apartir dessa geração surgiu a geração filial 2 ou F2 como é mais conhecida.
Com esses experimentos Mendel obteve importantes resultados que o ajudou a compreender melhor os genótipos
CurtirCurtir
Wellerson ramos
Prof: sadrinha
3Bm
Mendel usou ervilhas porque elas tem varias caracteristica destintas entre elas um ciclo de vida curto e a rapida velocidade de reprodução. No processo de polinização não foi de forma natural, e sim artificial, uma vez que essas eram altopolunizadoras, porem Mendel as abriu e polunizou manualmente. No cruzamento ele usou ervilhas puras (homozigotos), que deram decendentes heterozigotos. Com isso ele contribuiu no desenvolvimento da ciência e da genetica.
CurtirCurtir
Eu sou Ananda Santos, aluna da professora Sandrinha. 3DM.
●Bom, Mendel, por meio da polinização de ervilhas e dos seus estudos, descobriu que as características são hereditárias, além de que podem está present⁰e no gene, mesmo não manifestando a característica em seu fenótipo. Em síntese da 1 lei de Mendel, pode-se concluir que:
•Monoibridismo, ou seja é condicionado por um par de genes alelos que separam-se na formação dos gametas, fixando-se somente em uma característica.
•Segregação dos fatores
• pureza dos gametas
•gene-> pedaço do DNA com informações. Ex: gene Sry (codificante)
•Alelo-> Variações do mesmo gene. Ex A e a
•Genótipo -> constituição genética
•Fenótipo-> expressão do gene. >Fenótipo = genótipo +ambiente
•Heterozigoto-> (hibrido). Ex: Aa, Bb, Cc
•Homozigoto-> (puro). Ex: AA, aa
•Dominante-> AA, Aa
•Recessivo-> aa
○cruzamento de híbridos
•proporção genotipica-> AA,2Aa, aa
•proporção fenotipica-> 3:1
CurtirCurtir
Eu sou Ingrid Vieira Soares aluna da prof° Sandrinha 3Dm
Que cada característica é condicionada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas. Para chegar a essa conclusão, Mendel realizou uma série de experimentos com ervilhas e conseguiu aplicar a matemática em seus estudos.
• Dominante (AA,Aa)
• Recessivo (aa)
Em 1851 Mendel deixou o mosteiro para estudar física e química por dois anos, período essencial para a realização de seus experimentos, pois foi quando aprendeu mais sobre experimentação e matemática
O resultado apresentado foi de, aproximadamente, três plantas com flores púrpuras para uma planta com flor branca, ou seja, 75% das plantas geradas apresentavam flores púrpuras, enquanto 25% apresentavam plantas com flores brancas
Mendel é considerado o pai da matemática.
CurtirCurtir
Nome: Cleiverton Ruan
Turma: 3ª C
Professora; Elissandra Gonçalves
Após assistir ao vídeo da 1ª lei de Mendel posso falar que a 1ª lei de Mendel foi o que determinou que cada característica é vinculada por dois fatores separam a formação dos gametas.
O monge Mendel fez estudos com objetivo de entender como as diferentes características eram transmitidas de uma geração para outra, e de como as pessoas podiam se parecer tanto, até chegar na resposta, a genética.
Mendel fez experimentos com ervilhas para saber algumas características ao longo das suas gerações, ele também estudou bastante para entender como funcionava os cruzamentos para concluir a geração parental.
Mendel foi considerado o começo para o estudo da genética. Ele ajudou muito a descoberta e é chamado de pai da genética.
CurtirCurtir
Ok , 3 am prof Sandrinha
CurtirCurtir
Mendel estudou pra ser monge, o trabalho dele acabou sendo escondido, depois de anos o trabalho foi resgatado.
por conta do trabalho dele hoje temos muitas coisas na genética, ele realizou suas pesquisas sobre hereditariedade com ervilhas de cheiro.
suas análises, Mendel descobriu que os indivíduo é determinada por pares de fatores, que se separam na formação dos gametas.
CurtirCurtir
Laysa Gabriele Costa Maia/ 3° A.M
Gregor Mendel foi um monge que estudou os princípios da hereditariedade.
Para os seus experimentos utilizou a ervilha pelo fato de elas apresentarem características necessarias no seu estudo, entre essas por serem hemafrofitas e atemporais.
Baseado em suas analises, Mendel descobriu que as características de um indivíduo é determinada por pares de fatores, que se separam na formação dos gametas.
Dando início a sua primeira lei: princípio da segregação.
CurtirCurtir
Laysa Gabriele Costa Maia/ 3° A.M
Gregor Mendel foi um monge que estudou os princípios da hereditariedade.
Para os seus experimentos utilizou a ervilha pelo fato de elas apresentarem características necessarias no seu estudo, entre essas por serem hemafrofitas e atemporais.
Baseado em suas análises, Mendel descobriu que as características de um indivíduo é determinada por pares de fatores, que se separam na formação dos gametas.
Dando início a sua primeira lei: princípio da segregação.
CurtirCurtir
A primeira Lei de Mendel diz que cada característica é condicionada por dois fatores que se separam na formação dos gametas.
Nesse caso, Mendel estudou apenas a transmissão de uma única característica. Por exemplo, cruzou sementes amarelas com sementes verdes.
3° A.M /Elissandra Gonçalves
CurtirCurtir
Mendel era um monge que fez estudos que modificou toda a ciência de sua época.
Mendel realizava o cruzamento entre diversas plantas e observava o comportamento de determinadas características deixando assim descobertas que ampliou o conhecimento sobre a genetica
Armando filho 3°AM
Prof Sandrinha
CurtirCurtir
No estudo do conhecimento da genética Mendel realizou o cruzamento entre ervilhas para tentar desvendar como ela é passada de pai para filho, tendo assim seus resultados. Com esses experimentos ele conseguiu entender como isso pode acontecer.
Micaelle 3° BM
Professora: Elissandra Gonçalves.
CurtirCurtir
Aluno:Pablo Antônio
Profesora: Sandrinha
Turma:3AM
Mendel era um monge que realizava estudos que alterou a ciência de sua época. Ele efetuava experiência com plantas e chegou a conclusão de que as característicassão hereditárias ou seja são passadas de geração em geração
CurtirCurtir
Mendel descobriu e desenvolveu a gentenica moderna oq levou a ser conhecido como o “pai da genética”.
Os seus estudos foram importantes para compreensão hereditária.
José Matheus 3CM
Elissandra Gonçalves
CurtirCurtir
A primeira Lei de Mendel diz que cada característica é condicionada por dois fatores que se separam na formação dos gametas.
Nesse caso, Mendel estudou apenas a transmissão de uma única característica. Por exemplo,cruzou sementes amarelas com sementes verdes .
Evelin janielle 3° A.M
Prof Elissandra Gonçalves
CurtirCurtir
Anthony Henrique 3º C.
Tudo começou em 1822 quando Mendel nasceu, ele era um monge, Mendel por muito tempo ficou ‘’escondido’’ e anos depois o trabalho dele foi resgatado e hoje a gente tem acesso a tudo, ele que explicou como funcionava a hereditariedade.
Como ele começou estudar pra entender tudo? Simples, ele pegou ervilhas utilizou plantas pra não ficar mal visto pela sociedade, bom mesmo trabalhando com plantas isso era pra descobrir como e quais chances tinham alguém de por exemplo ter um pai de olho azul e mãe não, qual a chance da criança ter o olho azul do pai? Era isso que q o estudo dele mostrava.
CurtirCurtir
Tatiane dos Santos Batista
3″BM”
Prof: Elissandra
Mendel é considerado o pai da genética,pois com seus estudos descobriu várias coisas relativas à hereditariedade. Principalmente com o experimentos com ervilhas.
Além disso,ele teve o cuidado de analisar apenas uma característica das ervilhas de cada vez, em certo experimento, ele observava apenas a cor das sementes, verde ou amarela. Ele queria apenas as plantas que tivessem um par de genes iguais para aquela determinada característica que estava sendo observada plantas AA ou aa.
CurtirCurtir
A primeira Lei de Mendel diz que cada característica é condicionada por dois fatores que se separam na formação dos gametas.
Nesse caso, Mendel estudou apenas a transmissão de uma única característica. Por exemplo, cruzou sementes amarelas com sementes verdes.
Evelin janielle 3° A. M
Prof Sandrinha
CurtirCurtir
Adriele Miranda
3º BM
Professora Elissandra
Depois de cruzar ervilhas com caracteristicas dominantes e recessivas,Mendel notou que a caracteristica recessiva sumia na geração F1 e reaparecia na geraçao F2, notando que as plantas que tiveram origem na geraçao F1 eram compostas por um gene dominante e um gene recessivo, sendo assim depois de terem sido cruzadas de maneira artificial uma vez, as plantas se autofecundavam novamente, porém dessa ver eram capazes de apresentrar caracteristicas diferentes de acordo com os genes heterozigotos que agora elas carregavam.
CurtirCurtir
Pelo que eu entendi Mendel foi um biólogo, botâtico e monge que desenvolveu as bases da genética moderna. Os seus estudos o levaram a ser conhecido como o “pai da genética.”
Luziane Gomes 3Am
Professora; Sandrinha
CurtirCurtir
Bom eu entendi que Mendel foi um monge ele foi considerado o pai da genética, ele não tinha dinheiro nem poder o fato dele escolher a ervilha pq era fácil de colher as ervilhas tinha 7 características extremas Mendel tinha certeza que todas as ervilhas eram puras.com Mendel os nomes eram muitos mais fáceis.
CurtirCurtir
Ok, 3 am
Luziane Gomes
Professora; Sandrinha
CurtirCurtir
O vídeo aula acima fala que Mendel era um monge que realizou todas as suas pesquisas sobre hereditariedade com ervilhas de cheiro e tinha certeza que todas as suas ervilhas eram puras.
Aluna: Amanda Mirlley Dantas da Silva
Aluna de Elissandra Gonçalves
3°DM
CurtirCurtir
O vídeo aula acima fala que Mendel era um monge que realizou todas as suas pesquisas sobre hereditariedade com ervilhas de cheiro e garantia que todas as ervilhas eram pura .
Aluna: Amanda Mirley Dantas da Silva
Aluna de Elissandra Gonçalves
3°DM
CurtirCurtir
Professora: Sandrinha
3AM
Mendel era um monge que fez estudos que modificou toda a ciência da sua época. Desenvolveu experimentos com ervilhas e obteve sucesso. Mendel Chegou a conclusão de como ocorre a separação das gametas.
Mendel utilizava plantas puras e realizava a polinização das plantas cruzadas transferindo o pólen de uma planta para outra gerando as plantas híbridas. Com esses experimentos Mendel obteve importantes resultados que o ajudou a compreender melhor os genótipos.
CurtirCurtir
Aluno:welber 3Am
Prof:sandrinha
Por meio dessa aula consegui compreender a importância de Meldel na biologia.
seu principal objetivo era estudar as moléculas de D.N.A, afim de saber todas as características da reprodução.
ele buscava esses resultado fazendo experiências com plantas como por exemplo as ervilhas!
ok…
CurtirCurtir
Professora: Sandrinha
3° AM
Em meados de 1857, Mendel começou seus estudos na área da genética. Ele era um monge que queria saber -o que é e como funciona- a hereditariedade, e para isso ele utilizou ervilhas por terem fácil cultivo e características visíveis.
Por fim, criando a 1° lei de Mendel ou lei da segregação dos fatores, que estuda apenas uma característica herdada pelo indivíduo.
CurtirCurtir
NOME: GUILHERME CARVALHO
TURMA: 3° CM
PROFESSORA: ELISSANDRA
Mendel foi um grande biólogo ele foi muito importante nos estudos conhecidos atualmente como princípio da segregação dos caracteres.
Ele e considerado o pai da genética. Ele também desenvolveu as bases da genética Moderna, ele fez experimentos com ervilha para saber várias características ao longo das gerações
CurtirCurtir
Aluna: Bianca Raissa
Prof: Elisandra
Turma: 3° CM
Ao que dá a entender, os estudos de Mendel foram bem sucedidos na época, e nos acompanha até os dias atuais. Ele utilizou um meio natural que não afetasse sua própria identidade, ou seja, as ervilhas. A fim de ampliar o conhecimento, Mendel ajudou a compreender melhor os genotipos.
CurtirCurtir
Laysa Gabriele Costa Maia/ 3° A.M
Professora: Sandrinha
Gregor Mendel foi um monge que estudou os princípios da hereditariedade.
Para os seus experimentos utilizou a ervilha pelo fato de elas apresentarem características necessárias no seu estudo, entre essas por serem hemafrofitas e atemporais.
Baseado em suas análises, Mendel descobriu que as características de um indivíduo é determinada por pares de fatores, que se separam na formação dos gametas.
Dando início a sua primeira lei: princípio da segregação.
CurtirCurtir
É fato que sabermos sobre Mendel é importantíssimo,pois foi através dele que descobrimos coisas incríveis sobre a genética. Mendel começou a utilizar cruzamento de ervilhas para seus experimentos,pois seria “estranho” um monge usar humanos e suas relações sexuais para experimentos.
Foi através do cruzamento entre ervilhas que ele pode compreender os princípios da hereditariedade.
Aparti dos seus estudos,teve várias descobertas importantíssimas sobre genética,não é atoa que Mendel é considerado o pai da genética
Nadja santos
3BM
Prof: Elissandra Gonçalves
CurtirCurtir
Gregory Johan Mendel nascido em 1822 interessou em explicar como as características dos pais são transmitidas para as proximas gerações . Mendel realizou suas pesquisas com ervilhas de cheiro pois é mais fácil o cultivo,o ciclo de vida,a produção de semente,etc.
Mendel analisou as caracteristicas uma de cada vez e isso contribuiu muito para que ele virasse o pai da genética .
Mendel descobriu que existia :
GENÓTIPO (constituição do gene EX: AA Aa ou aa )
FENÓTIPO (característica do organismo )
GENES(fatores que determinam a característica)
ALELOS(variação do gene EX:verde e amarelo )
ALUNA :LARISSA BONFIM SOUSA 3CM
PROFESSORA:SANDRINHA
CurtirCurtir
A primeira Lei de Mendel diz que cada característica é condicionada por dois fatores que se separam na formação dos gametas.
Nesse caso, Mendel estudou apenas a transmissão de uma única característica. Por exemplo, cruzou sementes amarelas com sementes verdes.
Evelin janielle Gonçalves a Silva
Prof Elissandra 3°A. M
CurtirCurtir
A primeira Lei de Mendel diz que cada característica é condicionada por dois fatores que se separam na formação dos gametas.
Nesse caso, Mendel estudou apenas a transmissão de uma única característica. Por exemplo, cruzou sementes amarelas com sementes verdes.
Evelin janielle Gonçalves a Silva
Prof Elissandra 3°A. M
CurtirCurtir
Edinaldo da silva
3°AM
Professora:Elissandra Gonçalves
Como vimos nas últimas aulas, Mendel foi um monge que nasceu em uma região da Áustria,e que se destacou pelos seus estudos sobre hereditariedade.
Mendel,criou a primeira lei que trabalhava apenas com uma característica.como sabemos ele trabalhava com fatores um da mãe outro do pai que chamamos de (Aa).
Mendel escolheu ervilha de cheiro (pisum santivum),pois ela trazia algumas características como:
Era planta de fácil cultivo.
Tinha característica extremas como cor,forma ou até mesmo pela altura da planta.
Pureza dos parentais ou ( Autofeculdação).
A primeira geração que Mendel trabalhou foi a geração pura (PG) ou parental homozigoto.
Segunda geração foi filial híbrida (F1).
Terceira geração foi filial (F2) ou F1×F1.
CurtirCurtir
Laysa Gabriele Costa Maia/ 3° A.M
Professora: Sandrinha
Gregor Mendel foi um monge que estudou os princípios da hereditariedade.
Para os seus experimentos utilizou a ervilha pelo fato de elas apresentarem características necessarias no seu estudo, entre essas por serem hemafrofitas e atemporais.
Baseado em suas analises, Mendel descobriu que as características de um indivíduo é determinada por pares de fatores, que se separam na formação dos gametas.
Dando início a sua primeira lei: princípio da segregação.
CurtirCurtir
Laysa Gabriele Costa Maia/ 3° A.M
Gregor Mendel foi um monge que estudou os princípios da hereditariedade.
Para os seus experimentos utilizou a ervilha pelo fato de elas apresentarem características necessárias no seu estudo, entre essas por serem hemafrofitas e atemporais.
Baseado em suas análises, Mendel descobriu que as características de um indivíduo é determinada por pares de fatores, que se separam na formação dos gametas.
Dando início a sua primeira lei: princípio da segregação.
CurtirCurtir
Nome: Cleiverton Ruan
Turma: 3ª C
Professora; Elissandra Gonçalves
Após assistir ao vídeo da 1ª lei de Mendel posso falar que a 1ª lei de Mendel foi o que determinou que cada característica é vinculada por dois fatores separam a formação dos gametas.
O monge Mendel fez estudos com objetivo de entender como as diferentes características eram transmitidas de uma geração para outra, e de como as pessoas podiam se parecer tanto, até chegar na resposta, a genética.
Mendel fez experimentos com ervilhas para saber algumas características ao longo das suas gerações, ele também estudou bastante para entender como funcionava os cruzamentos para concluir a geração parental.
Mendel foi considerado o começo para o estudo da genética. Ele ajudou muito a descoberta e é chamado de pai da genética.
CurtirCurtir
NOME: GUILHERME CARVALHO
TURMA: 3° CM
PROFESSORA: ELISSANDRA
Mendel foi um grande biólogo ele foi muito importante nos estudos conhecidos atualmente como princípio da segregação dos caracteres.
Ele e considerado o pai da genética. Ele também desenvolveu as bases da genetica Moderna, ele fez experimentos com ervilha para saber várias características ao longo das gerações
CurtirCurtir
nome : LEANDRO SILVA
Turma : 3CM
Professora : Elissandra Gonçalves
Após assistir ao vídeo da 1 lei de Mendel . percebi que foi através de experimentos que ele conseguiu chegar a conclusão de que a característica física que vemos vem do gênio dominante .
exemplo se um filho se parece mais com o pai o gênio dominante foi do pai .j
CurtirCurtir
Gregory Johan Mendel nasceu em 1822 interessou em explicar como características dos pais são transmitidas para as próximas gerações.
Mendel realizou suas pesquisas com ervilhas de cheiro pois é fácil o cultivo, o ciclo de vida, a produção de sementes etc.
Mendel analisou as características uma de cada vez e isso contribuiu muito para que ele virasse o pai da genética.
Mendel descobriu que existia:
GENÓTIPO (constituição do gene EX:CC,Cc ou cc)
FENÓTIPO (característica do organismo)
GENES(fatores q determinam a característica)
ALELOS(variação do gene EX:verde e amarelo
ALUNA :LARISSA BONFIM SOUSA
ROFESSORA :SANDRINHA
CurtirCurtir
Aluno: Matheus Evangelista
Serie: 3AM
Prof: Elissandra
Mandel ,como visto, foi bastante importante para a evolução cientifica da humanidade, suas pesquisas ainda são utilizadas na atualidade. Suas ideias possibilitaram mais pesquisas e teorias sobre a genética, da mesma forma que um maior entendimento sobre a hereditariedade e como são passadas características de indviduos a cada geração.
CurtirCurtir
Eloyse da Silva Freitas, 3BM, aluna da professora Elissandra Gonçalves
Bom o vídeo é bastante útil, ele nos revela as importâncias do estudo das ervilhas se o Mendel não tivesse feito os estudos com as ervilhas não iremos saber quanto porcento de chance uma pessoa tem de parecer com a mãe ou pai ou de nascer com os olhos verdes ou preto entre outras características físicas.
CurtirCurtir
Maelí Felix
Profª Elissandra Gonçalves
3ª “BM”
Mendel foi um monge! Ele iniciou seus experimentos em torno de 1857, quando começou a trabalhar com o cruzamento de ervilhas. As ervilhas foram uma escolha importante para o experimento, por apresentarem várias características.
A primeira lei de Mendel foi formulada por meio dos resultados obtidos por Mendel em experimentos com ervilhas.
também chamada de Princípio da Segregação dos Caracteres ou Lei da Segregação, diz que cada característica é condicionada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas. Para chegar a essa conclusão, Mendel realizou uma série de experimentos com ervilhas e conseguiu aplicar a matemática em seus estudos.
CurtirCurtir
Aluna Edimilla Dantas
Turma 3BM
Professora Elissandra Gonçalves
Então, pelo que entendi foi que em suas experiências, Mendel utilizou 34 variedades da ervilha. A planta foi escolhida por recomendação de outros biólogos, por possuir flores grandes e características facilmente identificáveis, como, por exemplo, cor e textura das ervilhas, cor das vagens, cor das flores e altura das plantas. Além disso, a Pisum sativum é uma planta que faz autofecundação. E sua prole é sempre idêntica à planta original , a não ser que sofra fertilização artificial ou cruzada. Em um de seus experimentos, Mendel cruzou duas plantas de linhagem pura, uma com sementes amarelas e outra com sementes verdes. o traço fenotípico de um dos genitores não se expressava: todos os descendentes da primeira geração possuíam sementes amarelas. Mendel chamou de dominante a característica que aparecia na geração F1 e de recessiva a característica que não se expressava. De acordo com Mendel, as características hereditárias são condicionadas por pares de fatores hereditários. Hoje em dia, tais fatores são conhecidos como genes. As plantas puras são portadoras de apenas um tipo de fator (VV ou vv). As plantas híbridas são portadoras de um fator dominante e de um recessivo (Vv).
CurtirCurtir
Nome: Ananda Nascimento Torres
Turma: 3° AM
Prof(a): Elissandra
Mendel era um homem que não tinha muita situação financeira nem muito poder assim tendo educação com os monges , após muito estudo usando as ervilhas ele descobriu a genética , assim surgindo a Primeira Lei de Mendel
->A letra maiúscula sempre será a dominante
E a minúscula são os genes recessivos
-> Homozigoto é quando os genes do individuo são idênticos
->Heterozigoto é quando os genes do individuo são diferentes
->Fenótipo- O que a gente vê exemplo : a pessoa está bronzeada mas aquele não é o genótipo da pessoa
->Genótipo- O que não vemos ou seja a informação genética da pessoa que faz ela ser do jeito natural que é
vale ressaltar que o fenótipo muda por causa natural já o genótipo só muda atravéz de radiação
CurtirCurtir
A primeira lei de Mendel é conhecida como princípio da secreção dos caracteres. O experimento que Mendel fez foi com ervilhas. A primeira lei trabalha só com uma característica chamada de *Monoibridismo* para Mendel fazer o cruzamento as flores das ervilhas tinham que ser puras. E como ele sabia se as ervilhas eram puras? As flores das ervilhas pura eram fechadas e não liberava nenhum polem como as outras, elas se autofecudavam sozinhas cem ter que precisar de outra flor .
CurtirCurtir
Meu nome é Elijordania da Silva Barboza
3°Ano B, Aluna Da Professora Elissandra (Sandrinha).
O vídeo acima fala sobre Mendel que foi um grande biólogo, monge que estudou muito, pois naquele tempo como por exemplo foi citado no vídeo tinha que ter: poder e dinheiro. Mendel não tinha condições (ninheiro) então ele estudou muito e estava sempre curioso e queria entender sobre a hereditariedade. Então foi aí que ele descobriu o cruzamento das ervilhas, que era mais fácil de trabalhar, de cultivar e tinha características extremas.
CurtirCurtir
Aluna: Bianca de Aguiar
Turma: 3°CM
Professora: Elissandra
Gregor Mendel, foi um monge e um grande biólogo. Que queria entender como uma característica era passada de pai para filho, teve grande destaque pelos seus estudos sobre hereditariedade(conjunto de processos biológicos, que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução). Ele usou ervilhas puras, estudando o cruzamento delas. Que se tornou fundamental para o sucesso de seu experimento. Descobriu que algumas características são dominantes sobre outras. Que cada indivíduo possuí dois fatores que determinam uma característica, sendo um herdado do pai e o outro da mãe, entre outras conclusões. O trabalho de Mendel por um tempo ficou caído no esquecimento, sendo depois redescoberto por um grupo de cientistas. Mas seus estudos foi o que melhor explicaram a respeito da hereditariedade. E hoje ele é chamado/conhecido como o pai da genética.
CurtirCurtir
nome : LEANDRO SILVA
Turma : 3CM
Professora : Elissandra Gonçalves
Após assistir ao vídeo da 1 lei de Mendel . percebi que foi através de experimentos que ele conseguiu chegar a conclusão de que a característica física que vemos vem do gênio dominante .
exemplo se um filho se parece mais com o pai o gênio dominante foi do pai .j
CurtirCurtir
Demilson Rian
3° DM
Elissandra Gonçalves
Eu entendi que: Mendel ele era um monge que queria estudar hereditariedade,ele queria entender como as características de um pai passava pra o seu filho. Mendel ele escolheu uma ervilha-de-cheiro (Pisum sativum). Ele escolheu por ser planta, com fácil cultivo e que era pura. A primeira lei ela só trabalha com uma característica e um heterozigoto e que cada característica no nosso corpo tem dois fatores um do pai e outro da mãe, na hora de formar os gametas elas se separam.
CurtirCurtir
Kaillany B. (3’b)
Prof: Elisandra
Mendel pai da genética, foi criada a 1° lei de Mendel. Que é baseado em identificar um indivíduo, tem os alelos, que compõe de homozigoto: de pares de genes iguais, tendo (recessivo com recessivo ; dominante com dominante) e heterozigoto: de pares de genes diferentes, (recessivo com dominante). E de genótipos: é a genética herdada pelos indivíduos, que não podem ser modificadas normalmente. E fenótipos: que é o que observamos visívelmente no indivíduo podendo ser modificada.
CurtirCurtir
Pelo que eu entendi Medel era um monge, e ele realizava o cruzamento entre varias plantas e observava seus comportamentos,Desenvolveu experimentos com ervilhas e teve sucesso. Aluno :Rildo Santana 3Bm Prof: Sandrinha
CurtirCurtir
Mendel era um monge Autriaco que estudou a hereditariedade, tal destaque o deu o mérito de pai da genética.
Através de seus estudos com as ervilhas ele pode notar que cada indivíduo tinha um apelo do pai e outro da mãe, assim como outras especialidades como as características trazido dos genes.
Em seus experimentos ele notou as seguintes caracteristicas: forma da semente (lisa ou ondulada), cor da semente (amarela ou verde), cor da flor (púrpura ou branca), forma da vagem (inflada ou constrita), cor da vagem (verde ou amarela), posição da flor (axial ou terminal) e comprimento do caule (alto ou anão).
Ele realizava esses experimentos através do cruzamento.
CurtirCurtir
Mendel era um monge Autriaco que estudou a hereditariedade, tal destaque o deu o mérito de pai da genética.
Através de seus estudos com as ervilhas ele pode notar que cada indivíduo tinha um apelo do pai e outro da mãe, assim como outras especialidades como as características trazido dos genes.
Em seus experimentos ele notou as seguintes caracteristicas: forma da semente (lisa ou ondulada), cor da semente (amarela ou verde), cor da flor (púrpura ou branca), forma da vagem (inflada ou constrita), cor da vagem (verde ou amarela), posição da flor (axial ou terminal) e comprimento do caule (alto ou anão).
Ele realizava esses experimentos através do cruzamento.
CurtirCurtir
aluno: welber 3AM
prof: sandrinha
Sobre a aula pude compreender a importância de Mendel para a biologia, ele estudava sobre a reprodução dos seres vivos. buscando cada vez mais entender as características do DNA.
através de experimentos com plantas! como por exemplos as ervilhas.
ok…
CurtirCurtir
nome : LEANDRO SILVA
Turma : 3CM
Professora : Elissandra Gonçalves
Após assistir ao vídeo da 1 lei de Mendel . percebi que foi através de experimentos que ele conseguiu chegar a conclusão de que a característica física que vemos vem do gênio dominante .
exemplo se um filho se parece mais com o pai o gênio dominante foi do pai .
CurtirCurtir
Vitória Augusta, 3° AM
Prof Sandrinha
Em estudos realizados por o biólogo Gregor Mendel, nos quais tiveram muito destaque sendo considerado o pai da genética, através de teorias relacionadas a mutações genéticas apresentadas em ervilhas.
CurtirCurtir
Andriele Lopes
3°CM Elissandra
Mendel (um monge e conhecido como pai da genética) conseguiu estudar e fazer experimentos de genética com o uso de ervilhas puras homozigotas, fazendo a polinização artificial nas flores para um fecundação entre elas, assim formando plantas híbridas heterozigotas. O que conduziu em um melhor conhecimento na ciência no passado e que continua sendo utilizada até hoje. Ele criou leis para calcular as probabilidades de hereditariedade de características entre pais e filhos, tornando possível a compreensão do genótipo.
CurtirCurtir