Primeira Lei de Mendel- Biologia: Professores Vanilton e Elissandra Gonçalves- 3º Ano Matutino e Vespertino


Kennedy Ramos
10 de jun. de 2016

A primeira lei de Mendel, também conhecida como Princípio da Segregação dos Caracteres, foi formulada por meio dos resultados obtidos por Mendel em experimentos com ervilhas.

primeira lei de Mendel, também chamada de Princípio da Segregação dos Caracteres ou Lei da Segregação, diz que cada característica é condicionada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas. Para chegar a essa conclusão, Mendel realizou uma série de experimentos com ervilhas e conseguiu aplicar a matemática em seus estudos. A seguir você entenderá melhor essa lei e como Mendel chegou a essas conclusões.

O experimento de Mendel

Mendel iniciou seus experimentos em torno de 1857, quando começou a trabalhar com o cruzamento de ervilhas. As ervilhas foram uma escolha importante para o sucesso do experimento, uma vez que apresentam várias características que podem ser estudadas, apresentam curto tempo de geração, geram grande número de descendentes, além do fácil cultivo.

Para realizar seu experimento, Mendel analisou características que apresentavam duas formas distintas, como sementes verdes e amarelas, e flores brancas e púrpuras. No total, foram estudadas sete características: forma da semente (lisa ou ondulada), cor da semente (amarela ou verde), cor da flor (púrpura ou branca), forma da vagem (inflada ou constrita), cor da vagem (verde ou amarela), posição da flor (axial ou terminal) e comprimento do caule (alto ou anão).

Nesses experimentos, ele utilizou plantas chamadas de puras, ou seja, plantas que, após sucessivas gerações, davam origem a plantas com a mesma característica.

Veja as características presentes em ervilhas e estudadas por Mendel.

Mendel realizava a polinização cruzada das plantas puras, transferindo o pólen de uma planta para outra. Esse cruzamento entre plantas puras é chamado de hibridização. Os progenitores puros recebem a denominação de geração parietal ou geração P.

Após cruzar a geração parietal, os descendentes dessa geração foram obtidos, os quais receberam o nome de primeira geração filial ou geração F1. O cruzamento entre indivíduos F1 levou à produção da segunda geração filial ou geração F2.

Resultados dos experimentos de Mendel

Mendel obteve importantes resultados em seus experimentos com o cruzamento de ervilhas. Com base nos dados obtidos, ele pôde compreender melhor os princípios da hereditariedade. Para compreender melhor o trabalho de Mendel, vamos considerar o cruzamento entre plantas que geram flores púrpuras e flores brancas.

Observe a figura exemplificando os resultados obtidos por Mendel em seu experimento.
Observe a figura exemplificando os resultados obtidos por Mendel em seu experimento.

Mendel realizou o cruzamento entre plantas puras que apresentavam flores púrpuras e plantas puras que apresentavam flores de cor branca. O cruzamento gerou híbridos F1 100% com flores púrpuras. A cor das flores era exatamente como aquela apresentada pelas plantas puras, o que levou à seguinte questão: o que aconteceu com o fator que determinava a cor branca das flores?

Mendel não interrompeu seus trabalhos na geração F1, o que foi essencial para a compreensão do processo. Após o resultado de 100% das plantas com flores púrpuras, ele realizou a fecundação entre plantas F1 e teve uma grande surpresa: as plantas que geravam flores brancas reapareceram.

O resultado apresentado foi de, aproximadamente, três plantas com flores púrpuras para uma planta com flor branca, ou seja, 75% das plantas geradas apresentavam flores púrpuras, enquanto 25% apresentavam plantas com flores brancas.

Conclusões de Mendel

Com os resultados obtidos, Mendel chegou a algumas importantes conclusões:

  • Existem fatores responsáveis por uma determinada característica. No caso do experimento citado, podemos concluir que existem fatores que determinam a cor branca e a cor púrpura. Esses fatores são o que hoje conhecemos como genes e as versões desses fatores são o que chamamos de alelo.
  • Cada indivíduo possui dois fatores que determinam uma característica, sendo um fator herdado do pai e outro da mãe. Isso significa que cada organismo herda dois alelos, um proveniente da mãe e outro proveniente do pai. No caso da geração F1, os descendentes apresentavam fatores para a flor branca e para a flor púrpura.
  • Existem fatores dominantes e fatores recessivos. Os alelos dominantes são capazes de esconder ou mascarar o alelo recessivo. No caso das flores púrpuras da geração F1, o alelo para a cor púrpura era dominante e expressou-se, enquanto o alelo para a cor branca não era. Os alelos recessivos só se expressam quando estão aos pares.
  • Cada indivíduo passa apenas um fator para cada característica em cada gameta. Isso significa que os alelos separam-se durante a formação dos gametas e apenas um alelo estará presente no gameta.

Primeira lei de Mendel:As características dos indivíduos são determinadas por pares de fatores, os quais se separam na formação dos gametas, indo apenas um fator para cada gameta.


Com base nas conclusões obtidas, analise o esquema a seguir:

Perceba que as flores púrpuras apresentam genótipo (composição genética) PP, enquanto a branca apresenta genótipo pp. Como os alelos separam-se na formação dos gametas e combinam-se na fecundação, podemos perceber que, após o cruzamento da geração P, temos 100% dos descendentes genótipo Pp. Como o fator P é dominante sobre p, as plantas apresentam em sua totalidade a cor púrpura.

As combinações possíveis são feitas por meio do quadro de Punnet. Nesse quadro, colocamos os alelos de um indivíduo na horizontal e os alelos do outro na vertical. Posteriormente, basta juntar os alelos em cada um dos quadrados. Para saber mais sobre o quadro de Punnet, não deixe de ler nosso artigo sobre o tema: Quadro de Punnet.

Quem foi Mendel?

Gregor Mendel (1822-1884) foi um monge que nasceu em uma região da Áustria e que se destacou pelos seus estudos sobre hereditariedade. Cresceu em uma pequena fazenda e, aos 21 anos de idade, ingressou no mosteiro dos agostinianos.

Em 1851, Mendel deixou o mosteiro para estudar física e química por dois anos, período essencial para a realização de seus experimentos, pois foi quando aprendeu mais sobre experimentação e matemática.

Mendel retornou para o mosteiro e, por volta de 1857, começou seus trabalhos com hereditariedade, plantando na horta do local as ervilhas que seriam utilizadas em seu trabalho. Mendel passou cerca de sete anos analisando seus dados e montando suas conclusões.

Mendel é considerado o pai da genética.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “Primeira Lei de Mendel “; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/primeira-lei-mendel.htm. Acesso em 06 de abril de 2020.

Publicado por hildacfba.wordpress.com em, 06/04/2020

119 comentários

  1. Aluna : Sabrina Thainá/ 3 “AM” Professora : Elissandra Mendel foi um biólogo britânico e monge austríaco. Que descobriu as leis da genética, que mudou a biologia. A primeira lei foi resultado de uma série de cruzamento com ervilhas durante gerações sucessivas e mediante a observação do predomínio da cor verde e amarelo, que lhe permite formular que existe híbridos, uma característica dominante e uma recessiva.

    Curtir

  2. Aluna : Sabrina Thainá/ 3 “AM” Professora : Elissandra Mendel foi um biólogo britânico e monge austríaco. Que descobriu as leis da genética, que mudou a biologia. A primeira lei foi resultado de uma série de cruzamento com ervilhas durante gerações sucessivas e mediante a observação do predomínio da cor verde e amarelo, que lhe permite formular que existe híbridos, uma característica dominante e uma recessiva.

    Curtir

  3. Responsável pelo sucesso do estudo sobre hereditariedade, Gregor Mendel, atualmente conhecido como pai da genética, realizou diversos experimentos com plantas, usando o cruzamento de ervilhas para realizar seus estudos uma vez que ervilhas apresentam várias características que podem ser estudadas, dando assim origem a primeira lei de Mendel, também chamada como Princípio da segregação.

    Turma: 3CM
    Professora: Elissandra

    Curtir

  4. Aluna: Ludmila Batista
    Turma: 3°AM
    Professora: Elissandra

    Mendel iniciou seus experimentos em torno de 1857, quando começou a trabalhar com o cruzamento de ervilhas. As ervilhas foram uma escolha importante para o sucesso do experimento, uma vez que apresentam várias características que podem ser estudadas, apresentam curto tempo de geração, geram grande número de descendentes, além do fácil cultivo.

    Curtir

  5. Mendel foi um monge,biólogo e botânico. Ele é considerado o pai da genética foi muito importante nos estudos conhecidos atualmente. Por meio da polinização de ervilhas descobriu que as características são são hereditárias e que podem esta presente nos gene .

    Curtir

  6. Aluna: Norrane Santos
    Prof: Elissandra Gonçalves
    Turma: 3CM

    Começando seus experimentos em torno de 1857, Mendel trabalhou com o cruzamento das ervilhas e plantas chamadas de puras, destacando as sete principais características, com o intuito de entender a hereditariedade. A partir desse estudo que teve uma duração de sete anos, Mendel chegou a conclusão que os filhos herdam características dos seus pais por meio dos genes, sendo 1 gene de cada característica e com a possibilidade da manifestação somente da característica dominante. Assim, se deu origem a 1 lei de Mendel.

    Curtir

    • Aluno: Daniel Levy
      3 ano AM
      Prof : Sandrinha

      Mendel foi um monge que era um biólogo botânico, começou seus experimentos em torno 1857, ele quis estudar cada carcterística passada de pai para filho. Gregor Mendel fez seus experimentos com ervilhas pelo motivo de ser uma planta de fácil cultivo,As ervilhas foram uma escolha importante para o sucesso do experimento, uma vez que apresentam várias características que podem ser estudadas.

      Curtir

  7. Aluno: Matheus Fernandes
    Proff: Elissandra
    Turma: 3°CM

    Gregor Mendel foi um monge que nasceu em 1822 em uma região da Áustria, mesmo pobre Mendel foi o grande pai do princípio da segregação dos caracteres ( primeira lei de Mendel ), onde diz que casa característica é condicionada por um par de fatores que se separam na formação de gametas. Em torno de 1857 com vários experimentos com ervilhas, onde ele cruzava ervilhas com diferentes características que Mendel chegou ao princípio da segregação de caracteres, Mendel morreu em 1884.

    Curtir

  8. Aluno: Fredson Farias da Silva
    Turma: 3° BM
    Prof°: Sabdrinha

    Mendel, que foi um monge, biólogo botânico e meteorologista austro-húngaro do século XIX. Ele realizou vários experimentos e elaborou leis que o levaram a ser conhecido como o “pai da genética”.

    Mendel utilizou ervilhas, Que apresentaram varias características que Poderam ser estudadas,Tornando assim possivel a Primeira lei Mendel.

    Curtir

  9. Emerson Reis 3° BM
    Prof: Sandra Gonçalves

    Mandei iniciou seus experimentos em 1857. Mendel obteve importantes resultados com os experimentos com as ervilhas e flores, é chegou é férias condições tais como: existem fatores responsáveis por uma determinada característica e também que existem fatores dominantes que são capazes de esconder o amei o recessivo, e o recessivo que só se expressão quando estão em pares.

    Curtir

  10. Emerson Reis 3° BM
    Prof: Sandra Gonçalves

    Mandei iniciou seus experimentos em 1857. Mendel obteve importantes resultados com os experimentos com as ervilhas e flores, e chegou em algumas conclusões tais como: existem fatores responsáveis por uma determinada característica e também que existem fatores dominantes que são capazes de esconder o amei o recessivo, e o recessivo que só se expressão quando estão em pares.

    Curtir

  11. Aluno:Ramon Vieira BM Professora:Elissandra Gonçalves Mendel foi um monge que nasceu em uma região da Áustria e que se destacou com seu estudos sobre a genética. Mendel fez vários experimentos com a ervilhas pois apresentam várias características que podem ser estudadas e foi com esses estudos que Mendel criou a primeira lei de Mendel.

    Curtir

  12. Aluno:João Vitor

    Turma:”3BM”

    Prof:Elissandra Gonçalves

    Gregor Mendel fez seus experimentos com ervilhas pelo motivo de ser uma planta de fácil cultivo,produzia muitas sementes,o processo de produção era bem rapido e tinha a facilidade de controlar a fecundação da planta.Durante seus experimentos Mendel descobriu sete características das ervilhas: cor da flor, posição da flor no caule, cor da semente, textura da semente, forma da vagem, cor da vagem e altura da planta.

    Curtir

  13. Emilly Borges 3CM

    Prof : Elissandra Gonçalves

    Gregor Mendel foi um monge que mudou completamente a história da genética , por muito tempo seu trabalho não era reconhecido só anos depois que foi resgatado. Mendel estudou a Hereditariedade, ele queria saber como uma característica era passada de pai para filho . Em 1857 começou seus experimentos com cruzamentos de ervilhas e logo após com plantas puras . Passou cerca de 7 anos analisando seus dados e chegou a conclusão que os filhos herdam característica dos seus pais por meio dos genes , dando origem a 1 lei de Mendel .

    Curtir

  14. Aluno: Tainara Batista
    Turma: 3°AM
    Professora: Elissandra

    A primeira lei de Mendel, diz que cada característica é condicionada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas. Para chegar a essa conclusão, Mendel realizou uma série de experimentos com ervilhas, as ervilhas foram uma escolha importante para o sucesso do experimento.

    Curtir

  15. Aluna: Camille Santos Silva
    3° “BM”
    Professora: Elissandra Gonçalves

    Mendel é considerado o pai da genética, pois descobriu várias coisas relativas à hereditariedade. Por causa de seus estudos e experimentos com ervilhas, a genética avançou e hoje temos uma infinidade de artigos e pesquisas nessa área que são úteis para o entendimento da vida.

    Curtir

  16. Aluna: Karine Santos
    Prof:Elissandra Gonçalves
    Turma: 3°AM

    Bom mendel foi um biólogo Botânico monge, o que quis estudar cada carcterística passada de pai para filho. Buscando todas essas características começou a trabalhar com cruzamento de ervilhas. Foi esse experimento que levou ele ao sucesso, que ficou considerado como o pai da genética.

    Curtir

  17. Aluno: Ana Carla Oliveira Brito
    Prof: Elissandra Gonçalves
    Turma: 3DM

    A primeira lei de Mendel chamada também de lei da genética, é a lei que determina que os filhos herdam os genes dos pais sendo assim, as característica dos mesmos. Começou a ser estudada no ano de 1857 por Gregory Mendel um monge, biólogo e britânico que fez seus experimentos através de ervilhas.

    Curtir

  18. Aluna:Natália santos
    Prof:Elissandra Gonçalves
    Turma:3°AM

    Mendel é considerado o pai da genética que foi muito conhecido nos estudos, e teve duração de sete anos,mendel ajudou muito a descoberta e foi esse experimento que levou ele ao sucesso ,então ele é chamado de pai da genética.

    Curtir

  19. Aluna: Raquel Nunes do Nascimento
    Do 3° Dm
    Sou aluna da professora: Elissandra Gonçalves

    Sobre o video auda da 1° lei d Mendel intedi q Mendel escolheilu a Ervilha- De- Cheiro porque tinha muitas características extremas, altura diferente, cor e formato, ele estudou 7 características, ele tamb fazia o cruzamento das ervilhas, por conta d ter escolhido uma planta d flor feixada e só cruzava com si próprio, então ele quis fazer o cruzamento de ervilhas diferentes.

    Curtir

  20. Aluna: Stefany Renata
    Serie: 3°BM
    Professora:Alessandra

    Primeira lei de Mendel, conhecida como LEI DA SEGRAGACÃO ele explica como as característica dos pais são transmitido a seus descendente.
    Para essa experimento ele usou plantas chamada “plantas puras” que,após sucessivas gerações dava origem a planta com a mesma característica.

    Curtir

  21. Prof: Elissandra Gonçalves
    Aluna: kethilly tawany
    Turma: 3º AM

    Conhecido como pai da genética, Gregor Johan Mendel se interessou em explicar como as características dos pais são transmitidas aos seus descendentes, ele realizou todas as suas pesquisas sobre hereditariedade com ervilhas de cheiro (Pisum sativa).Cruzou plantas puras que se diferenciavam.Mendel observou que os indivíduos híbridos (heterozigotos) da geração F1 eram sempre iguais a um dos parentais. (Todos os F1 possuíam sementes lisas).A autofecundação das plantas híbridas,no entanto, produzia uma descendência constituída por uma maioria de sementes lisas. (3 sementes lisas para 1 semente rugosa), ele concluiu que na geração F1 o traço de um dos pais ficava em “recesso”, ou seja, não expressava. Reaparecendo novamente na descendência dos híbridos (F2).Concluindo ele que assim, cada indivíduo possui dois fatores para cada característica, um herdado da mãe e outro herdado do pai.

    Curtir

  22. Vinícius William

    3° AM

    Professora: Elissandra

    Bom, como complemento, Mendel depois passaria a realizar o cruzamento de duas variedades puras com características diferentes: um indivíduo amarelo e liso e outro verde e rugoso. Ao cruzar esses indivíduos, Mendel obteve na geração F1 indivíduos heterozigotos para as duas características VvRr. Esses indivíduos eram, portanto, di-híbridos.

    Mendel então realizou o cruzamento das plantas da geração F1 para compreender como ocorria a transmissão das características. Ele pretendia descobrir se os alelos V e R eram herdados sempre juntos ou de forma independente.

    Ao realizar o cruzamento entre os indivíduos da F1, ele percebeu que, na descendência F2, obteve resultados que estavam próximos à proporção fenotípica 9:3:3:1. Com essa proporção, ele compreendeu que os alelos segregavam-se de maneira independente, uma vez que surgiram mais variações que o esperado se a segregação fosse dependente (observe a figura a seguir).

    Mendel testou as várias características das ervilhas, obtendo sempre algo em torno da proporção de 9:3:3:1. Esses vários experimentos foram fundamentais para Mendel compreender que os alelos segregam-se de maneira independente durante a formação do gameta.

    Curtir

  23. Aluno: Ryan Cavalcante
    Prof: Elissandra Gonçalves
    Turma: 3° DM

    Mendel foi um gênio que pensava muito a frente do seu tempo. Ele era biólogo e monge conhecido pelas suas pesquisas sobre hereditariedade. Realizou suas pesquisas com ervilhas porque não podia realizar com pessoas e por ser planta de fácil cultivo. Com sua pesquisa provou que cada pessoa tem genes com características dominantes e que os filhos herdam características de seus pais através desses genes.

    Curtir

    • Considerado como “pai da genética”, Mendel estudou a hereditariedade. Ele queria saber como um elemento era passado de geração em geração. Utilizou ervilhas, uma planta fácil de cultivar e de muitos descendentes. Ele tinha certeza que suas ervilhas eram puras e realizou polinização de modo artificial. A primeira Lei de Mendel utiliza apenas uma característica. Seus experimentos mudaram a genética e responderam a várias questões.
      Iana Pinto 3 “CM”
      Elissandra Gonçalves

      Curtir

  24. Aluno: Fredson Farais Da Silva
    Turma: 3° BM
    Prof° Sandrinha

    Mendel, que foi um monge, biólogo botânico e meteorologista austro-húngaro do século XIX. Ele realizou vários experimentos e elaborou leis que o levaram a ser conhecido como o “pai da genética”.

    Mendel utilizou ervilhas, Que apresentaram varias Características que podem ser estudadas e seu grande sucesso,Dando assim inicio a “Primeira Lei De Mendel”

    Curtir

  25. Hellen Trajano
    3 A-M
    Prof: Elissandra Gonçalves
    Mendel começou os seus experimentos com o intuito de estudar hereditariedade, e para isso usou plantas mais especificamente, ervilha. As escolhidas por ele foram as ervilhas-de-cheiro.
    1 lei de Mendel também conhecida como monoibridismo trabalha somente com uma característica, diferente da segunda que trabalha com duas. Cada característica possui dois fatores.
    Para a formação dos gametas é necessário a segregação (separação) dos fatores.
    Alguns dos fatos que levou Mendel a escolher as ervilhas é que elas são fáceis de cultivo, davam origem a vários decendentes, e tinha o ciclo de vida curto.
    Para começar o estudo é necessário utilizar indivíduos puros.
    O cruzamento feito por Mendel era artificial.

    Curtir

  26. Aluna: Lívia Souza
    Prof: Elisandra
    Turma: 3ºCM

    Gregor Mendel considerado o pai da genética se destacou pelos seus estudos sobre hereditariedade, que foram obtidos por seus experimentos com ervilhas.
    As ervilhas foram uma escolha importante por elas conterem varias características, como um curto período de tempo de geração, grande número de descendentes e um cultivo fácil.
    Gregor Mendel realizou seu experimento utilizando duas características de formas distintas com sementes verdes e amarelas e flores brancas e púrpuras.

    Curtir

  27. Medel é considerado o pai da genética,pois descobriu várias coisas relativas a hereditariedade,por causa de seus experimentos com ervilhas.Avançou seus seus artigos e suas pesquisa que são úteis para o entendimento da vida.

    Curtir

  28. Aluno : Renan Sousa
    Prof : Sandrinha
    Turma: 3°DM”

    Mendel era um monge que estudva hereditariedade.
    Mendel realizou uma série de experimentos com ervilhas ele realizava a polinização cruzada das plantas puras,transferindo o pólen de uma planta para outra.
    Mendel é considerado o pai da genética.

    Curtir

  29. Boa Noite professora
    Sandrinha foi isso oque eu entendir .

    MENDEL queria entender como era passado uma característica de pai para filho, então ele resolveu estudar hereditáriedade, com isso ele precisaria fazer um cruzamento, mas ninguém aceitaria que ele fizesse em humanos.
    Então Mendel resolveu cruzar ervilhas, pois era uma planta de fácil cultivo, dava origem a descendentes e tinha um ciclo de vida muito curto, a ervilha de cheiro ( que foi a usada por Mendel) também tinha várias características diferentes entre si, como por exemplo, cor e forma. Mendel tinha certeza de que todas as ervilhas que ele cruzava eram puras, porquê a flor dessa espécie de ervilha só faz a auto fecundação. Antes de Mendel cruzar as plantas ele fazia uma fecundação artificial, ou seja, ele abria a flor, pegava o pólen e colocava em outra flor.
    A diferença entre a primeira e a segunda lei de Mendel é que a primeira trabalha apenas com 1 característica, e a segunda trabalha com 2 ou mais características. Por isso a primeira lei poderá ser chamada de “MONOIBRIDISMO”.
    Uma característica no nosso corpo tem 2 fatores, um vem do pai e o outro da mãe, podemos chamar esses fatores de “Aa”, só que esses fatores segregam, ou seja, eles se separam na formação dos gametas, exemplo: se um homem for Aa ele não vai ter espermatozóides Aa, ele vai ter um espermatozóide A, e outro a, aí a mulher é quem vai doar o outro fator, e irá juntas os dois.
    Uma observação importante é que quando falamos em ” gameta puro” queremos dizer que A e a não se misturam.

    Curtir

  30. Aluna: Laissa Kelly Pereira dos Santos
    Professora: Elissandra Gonçalves
    Turma: 3°CM

    Nascido em 1822, Gregor Mendel é bastante conhecido por ser o “pai da genética”, foi um monge agostiniano, ele criou vários experimentos com ervilhas. Seus experimentos com as ervilhas deram resultados positivos. Com esses resultados ele teve mais conhecimento sobre a hereditariedade. E diante desses experimentos, criou-se a Primeira Lei de Mendel.

    Curtir

    • Aluna:Júlia Silva
      Professora: Elissandra
      Turma:”3 cm”

      Mendel foi um biólogo e mongo conhecido como pai da”genética”.
      Realizou diverssos experimentos e obteve resultados positivos com o cruzamento das ervilhas,expondo muitas características,como a forma da semente(lisa ou onduladas),cor(amarela ou verde),com base nos seus estudos passou a comprender melhor o princípio da hereditariedade.

      Curtir

  31. Aluna: Letícia Guimarães
    Turma: 3 “AM”
    Prof: Elissandra

    Gregor Mendel foi um monge que ficou conhecido pelo seu trabalho com hereditariedade. Mendel começou seus experimentos com o cruzamento de ervilhas que foi uma importante escolha para obter sucesso no experimento, e com base nos dados obtidos, ele pôde compreender melhor os principios da hereditariedade.

    Curtir

  32. Medel é considerado o pai da genética,pois descobriu várias coisas relativas a hereditariedade, por seus experimentos com ervilhas.Ele realizou muitos experimentos e leis que o levaram a ser conhecido como o “pai da genética”.

    Aluna: Laís Monteiro
    Turma: 3AM
    Professora: Elissandra Gonçalves

    Curtir

  33. Medel é considerado o pai da genética,pois descobriu várias coisas relativas a hereditariedade, por seus experimentos com ervilhas.Ele realizou muitos experimentos e leis que o levaram a ser conhecido como o “pai da genética”.

    Aluna: Laís Monteiro
    Turma: 3 AM
    Professora: Elissandra

    Curtir

  34. Aluna: Ismine Guimarães
    Turma: 3 AM
    Professora: Elissandra Gonçalves

    Com base no vídeo e as explicações passadas em sala de aula, Mendel mais conhecido como pai da genética buscava estudar a hereditariedade e conhecer / entender como era passado uma característica de pai para filho, ou seja, ele queria entender como um filho poderia nascer com semelhanças idênticas a do pai ou da mãe.
    Chegando a uma conclusão através de seus experimentos com ervilhas de que cada indivíduo possui dois fatores que determinam uma característica, sendo um fator herdado do pai e o outro da mãe, ou seja, herda dois alelos provenientes um do pai e outro da mãe.

    Curtir

  35. Aluno: Ricardo da silva Santos

    Professora: Elissandra

    Turma: 3 AM

    Mendel é considerado como pai da genética, foi muito conhecido nos estudos que realizou, principalmente com ervilhas, que teve total importância para obter sucesso no seu experimento, E então ele descobriu várias coisas sobre hereditariedade.

    Curtir

  36. Mendel ou como também é conhecido como pai da genética, deu início a seus experimentos em torno de 1857, quando começou a trabalhar com o cruzamento de ervilhas amarelas e plantas que chamou de puras. Mendel utilizou diversos tipos de características em seus estudos, para que qualquer experiência que fosse feita e refeita desse o mesmo resultado, ou que as características fossem acompanhadas de geração para geração, isso ele chamou de hereditariedade. Seus estudos duraram 7 anos, e por fim ele chegou a convulsão que, os filhos herdam as características de seus pais através de genes e cada gene contém uma característica, tendo a possibilidade de manifestação do gene dominante em relação ao recessivo. Tudo que sabemos sobre genética é graças a Mendel, outros cientistas tentaram tal feito, mas apenas Mendel com suas experiências conseguiu.

    ALUNO: Anderson Gabryel

    TURMA: 3° AM

    PROFESSORA: Elissandra Gonçalves

    Curtir

  37. Mendel foi um monge pobre que fez estudos sobre genética, na primeira lei de Mendel ele estuda a hereditáriedáde que é passada de pai para filho, ele fez esse estudo pelas ervilhas porque as ervilhas é uma planta que pode ter relações sexuais como os humanos.

    Curtir

  38. Professora: Elissandra Gonçalves
    Turma: 3° AM
    Kaylane dos Santos Gomes.

    A primeira lei de Mendel também chamada de princípio da segregação dos caracteres ou lei da sagração, diz que cada característica é condicionada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, Mendel realizou uma série de experimentos com cruzamento de ervilhas, isso entorno de 1857, para realizar seu experimento teve que analisar as características que apresentavam duas formas distintas, como semente verde e amarela, esse estudo teve duração de sete anos, até que Mendel chegou a conclusão que filhos herdam características de seis pais.
    Com os resultados obtidos Mendel chegou a quatro importantes conclusões:
    1° Existem fatores responsáveis por uma determinada característica.
    2° Cada indivíduo possui dois fatores que determinam uma característica, sendo um fator herdado do pai e outro da mãe.
    3° Existem fatores dominantes e fatores recessivos.
    4° Cada indivíduo passa apenas um fator para cada característica em cada gameta.

    Curtir

  39. Aluna: Mirielly Nascimento Cardoso

    Turma: 3• DM

    Professora: Elissandra Gonçalves

    Compreendi que Mendel foi um monge que nasceu em uma região da Áustria, considerado o pai da genética, Mendel buscava entender como era passada uma característica de pai para filho, então ele resolveu fazer o cruzamento das ervilhas, ele escolheu a ervilha por ser planta, por ser fácil de cultivar, porque davam origem à muitos descendentes, por ter características diferentes e por ele ter certeza que eram puras pois eram flores fechadas.
    Mendel iniciou seus experimentos em 1857, escolheu as ervilhas de cor amarela e verde, ele teve resultados ótimos no cruzamento, ele falava que cada características tem 2 fatores, 1 do pai e outro da mãe.
    Compreendi também que a polinização que aconteceu no cruzamento de Mendel era artificial pois era polinização cruzada.

    Curtir

  40. Aluno: Vítor Ewerton

    Turma: 3• DM

    Professora: Elissandra Gonçalves

    Boa Noite professora
    Sandrinha foi isso oque eu entendir .

    MENDEL queria entender como era passado uma característica de pai para filho, então ele resolveu estudar hereditáriedade, com isso ele precisaria fazer um cruzamento, mas ninguém aceitaria que ele fizesse em humanos.
    Então Mendel resolveu cruzar ervilhas, pois era uma planta de fácil cultivo, dava origem a descendentes e tinha um ciclo de vida muito curto, a ervilha de cheiro ( que foi a usada por Mendel) também tinha várias características diferentes entre si, como por exemplo, cor e forma. Mendel tinha certeza de que todas as ervilhas que ele cruzava eram puras, porquê a flor dessa espécie de ervilha só faz a auto fecundação. Antes de Mendel cruzar as plantas ele fazia uma fecundação artificial, ou seja, ele abria a flor, pegava o pólen e colocava em outra flor.
    A diferença entre a primeira e a segunda lei de Mendel é que a primeira trabalha apenas com 1 característica, e a segunda trabalha com 2 ou mais características. Por isso a primeira lei poderá ser chamada de “MONOIBRIDISMO”.
    Uma característica no nosso corpo tem 2 fatores, um vem do pai e o outro da mãe, podemos chamar esses fatores de “Aa”, só que esses fatores segregam, ou seja, eles se separam na formação dos gametas, exemplo: se um homem for Aa ele não vai ter espermatozóides Aa, ele vai ter um espermatozóide A, e outro a, aí a mulher é quem vai doar o outro fator, e irá juntas os dois.
    Uma observação importante é que quando falamos em ” gameta puro” queremos dizer que A e a não se misturam.

    Curtir

  41. Aluna: Mirielly Nascimento Cardoso

    Turma: 3• DM

    Professora: Elissandra Gonçalves

    Compreendi que Mendel foi um monge que nasceu em uma região da Áustria, considerado pai da genética, ele buscava entender como era passada uma característica de pai para filho, então ele resolveu fazer o cruzamento de ervilhas por ser planta, ser fácil de cultivar, por da origem a muitos descendentes, por ter características diferentes e por ele ter certeza que eram puras pois eram flores fechadas.
    Mendel iniciou seus experimentos em 1857, escolheu sementes de cores amarelas e verdes, ele teve ótimos resultados no cruzamento de ervilhas, ele dizia que cada características tem 2 fatores, 1 do pai e outro da mãe.
    Compreendi também que a polinização que aconteceu no cruzamento de Mendel era artificial, pois ele fazia polinização cruzada.

    Curtir

  42. Gergor Mandel deu início ao seus experimentos em torno de 1857, trabalhando com o cruzamento de ervilhas. As ervilhas foram impotentes para o seu principal objetivo de estudo por ter várias características que podem ser estudada elas apresentam um curto tempo de geração, geraram muito descontentes e tem um fácil cultivo. Mandel obteve importantes resultados com o experimento das ervilhas, assim dando origem a primaria lei de Mandel, também conhecida como princípio de Segregação. Para chegar nessa conclusão Mandel estudou durante sete anos.

    Aluna: Mirian Ferreira

    Professora: Elissandra Gonçalves

    Turma: 3CM

    Curtir

  43. Aluna: Mirielly Nascimento Cardoso

    Turma: 3• DM

    Professora: Elissandra Gonçalves

    Compreendi que Mendel foi um monge que nasceu em uma região da Áustria, considerado pai da genética, ele buscava entender como era passada uma característica de pai para filho, então ele resolveu fazer o cruzamento de ervilhas por ser planta, ser fácil de cultivar, por da origem a muitos descendentes, por ter características diferentes e por ele ter certeza que eram puras pois eram flores fechadas.
    Mendel iniciou seus experimentos em 1857, escolheu sementes de cores amarelas e verdes, ele teve ótimos resultados no cruzamento de ervilhas, ele dizia que cada características tem 2 fatores, 1 do pai e outro da mãe.
    Compreendi também que a polinização que aconteceu no cruzamento de Mendel era artificial, pois ele fazia polinização cruzada.

    Curtir

  44. Aluno: Rian Fred
    Professora: Elissandra
    Turma: 3°DM

    Mendel apesar de seus estudos não teve o mérito que merecia acabou morrendo antes mesmo que seus estudos fossem reconhecidos mundialmente.
    Bom, lei da segregação vem dos estudos das ervilhas;
    Os fatores que condicionam uma característica segregam-se ” separam-se” na formação dos gametas, estes, portanto são puros com relação a cada fator.
    Sabendo então após os experimentos que a planta pura de ervilhas cor verde são RECESSIVA e a planta pura de ervilhas cor AMARELA são dominantes, cruzando os pólens da planta de ervilhas verdade com amarela o resultado será 100% de dominância para a cor amarela (Chama-se de F1).
    Plantando o fruto dessas ervilhas será de 3/4:1/4 ou seja de três ervilhas AMARELA uma VERDE.

    Curtir

  45. Aluno: Filipe Miranda Gonçalves 3°BM
    Aluno da professora Elissandra Gonçalves

    Com bases na vídeo aula aprendi que Mendel é o pai da genética, trabalhando com característica de ervilhas amarelas e verdes onde eu pude entender mais sobre dominante recessivo

    Curtir

  46. Professora: Elissandra Gonçalves
    Aluna:Júlia silva
    Turma:3°cm

    Mendel foi um biólogo e mongi conhecido como pai da”genética”.
    Realizou diverssos experimentos e obteve resultados positivos com o cruzamento das ervilhas,expondo muitas características,como a forma da semente(lisa ou onduladas),cor(amarela ou verde),com base nos seus estudos passou a comprender melhor o princípio da hereditariedade.

    Curtir

  47. Aluno: Rian Fred
    Professora: Elissandra
    Turma: 3°DM

    Mendel apesar de seus estudos não teve o mérito merecido acabou morrendo antes mesmo que seus conhecimentos se expandissem mundialmente, passou 6 anos estudando as plantas (ervilhas) e com elas descobriu a possibilidades de se reproduzirem não só por se própria mas com ajuda de interferência humana transportando o pólen um da outra.
    Lei da segregação vem dos estudos das ervilhas;
    Os fatores que condicionam uma característica segregam-se ( separam-se) na formação dos gametas, estes, portanto são puros com relação a cada fator;
    Sabendo então após os experimentos que a planta pura de ervilha de cor VERDE são recessiva e a planta pura de ervilha de cor AMARELA são dominante. Cruzando os pólens de ervilha verde com a amarela o resultado é de 100% de dominante para a cor amarela (chamando-se de processo F1).
    Plantando essa ervilha amarela o fruto será de 3/4 : 1/4 ou seja de três ervilhas amarelas uma será verde.

    Curtir

  48. Aluna: Mirielly Nascimento Cardoso

    Turma: 3• DM

    Professora: Elissandra Gonçalves

    Compreendi que Mendel foi um monge que nasceu em uma região da Áustria, considerado pai da genética, ele buscava entender como era passada uma característica de pai para filho, então ele resolveu fazer o cruzamento de ervilhas por ser planta, ser fácil de cultivar, por da origem a muitos descendentes, por ter características diferentes e por ele ter certeza que eram puras pois eram flores fechadas.
    Mendel iniciou seus experimentos em 1857, escolheu sementes de cores amarelas e verdes, ele teve ótimos resultados no cruzamento de ervilhas, ele dizia que cada características tem 2 fatores, 1 do pai e outro da mãe.
    Compreendi também que a polinização que aconteceu no cruzamento de Mendel era artificial, pois ele fazia polinização cruzada.

    Curtir

  49. Aluno: Cristian cardoso dos santos

    Série: 3° B

    Prof°:Elissandra Gonçalves

    Opinião: Mendel fez os testes com ervilhas, pois, ele era monge e não era aceitável pedir para humanos fazerem sexo ou estimular sexo entre animais.
    E as ervilhas eram de fácil cultivo, pois, tinha um ciclo de vida muito curto e originavam vários descentes muito rápido.
    Tinham características extremas e eram puras.

    Proporcões;

    Proporção fenótipica é 3 por 1.

    E há genótipica era: 1 Vy 2Vv e 1vv.

    Curtir

Deixe um comentário