Me Salva! ENEM 2020
31 de mar. de 2020
TUDO SOBRE O EDITAL DO ENEM 2020
O edital do Enem 2020 foi publicado agora em março (31/03) com todas as informações que você precisa para se preparar para o Enem. Reunimos aqui o que de mais importante foi divulgado pelo Inep para a edição deste ano.
Para começar, a prova será realizada novamente em dois domingos consecutivos, dias 1 e 8 de novembro.
Cronograma Enem 2020
Veja algumas das principais datas e comece a sua programação:
- Publicação do Edital: 30 de março
- Justificativa de falta no Enem 2019: 6 a 17 de abril
- Solicitação de Isenção da Taxa de Inscrição: 6 a 17 de abril
- Divulgação dos Resultados: 24 de abril
- Período de Recurso: 27 de abril a 1° de maio
- Inscrições Enem: 11 a 22 de maio
- Pagamento da Taxa de Inscrição: 11 a 28 de maio
- Solicitação de Atendimento Especializado: 11 a 22 de maio
- Solicitação de Tratamento Pelo Nome Social: 25 a 29 de maio
- Provas tradicionais: 1 e 8 de novembro
- Provas digitais: 11 e 18 de outubro
- Resultado Enem 2020: 15 de janeiro de 2021
Veja um pouco sobre o que rolou no Edital do Enem 2019, as novidades e tudo o que rolou para a prova:
MUDANÇAS NO ENEM 2020
Com a publicação do Edital Enem, já podemos falar de algumas mudanças que irão ocorrer este ano. Veja quais são as principais mudanças abaixo.
Taxa de inscrição Enem 2020
A inscrição Enem 2020 ocorrerá de 11 a 22 de maio e será no valor de R$85. Elas poderão ser feitas por meio da Página do Participante ou pelo aplicativo do Enem, que pode ser encontrado nas versões Android e iOs.
Para os candidatos que forem recorrer a isenção do pagamento da taxa, a inscrição deve ser realizada no mesmo período. A único diferença é que, para os isentos, a inscrição será confirmada no mesmo momento quando finalizada. Já no caso dos pagantes, a inscrição só é confirmada quando o pagamento for realizado.
Isenção Enem 2020
Para conseguir ser isento da taxa do Enem é necessário fazer uma inscrição nos dias 6 a 17 de abril na Página do Participante. Porém, não são todos os candidatos que podem conseguir a isenção.
Veja os critérios:
- Alunos que estejam no último ano do Ensino Médio e em Escola Pública;
- Alunos que fizeram todo o Ensino médio em escola pública ou privada, porém com bolsa integral e que possuam renda menor do que um salário mínimo e meio por pessoa;
- Aluno de baixa renda inscritos no CadÚnico, com renda mensal inferior a um salário mínimo e meio por pessoa ou renda familiar per capita de até três salários mínimos por pessoa.
O reconhecimento para aqueles que serão isentos da taxa do Enem 2020 será no dia 24 de abril.
Novidades na inscrição do Enem
No momento da inscrição do Enem você terá de tomar uma escolha nova:
Você terá de escolher por realizar a prova de maneira tradicional, impressa, ou pelo meio digital. Como este é o primeiro ano que o Inep está lançando a possibilidade do Enem digital, serão disponibilizadas até 100 mil vagas para que os alunos possam se inscrever. A ideia é que até 2026 todo o exame seja realizado de maneira digital.
Além disso, todos os candidatos deverão fazer o upload de um foto pessoal no momento da inscrição do Enem, que será utilizada para o reconhecimento do aluno no dia da prova.
INFORMAÇÕES GERAIS
Como o Edital Enem 2020 já foi publicado, decidimos reunir aqui as principais informações que você precisa saber para o dia da prova:
Nome social
Você poderá solicitar o tratamento pelo seu nome social no dias 25 a 29 de maio, sendo que os resultado serão divulgados no dia 5. Caso o seu pedido não tenha sido atendido, você terá 12 dias para encaminhar a solicitação e o Inep deverá respondê-lo até dia 18 de junho.
Provas
No primeiro dia do exame, que será realizado em 1 de novembro, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e redação. Os estudantes terão 5 horas e 30 minutos para realizar essa prova.
Já no segundo domingo do exame, realizado em 8 de novembro, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Os estudantes terão 5 horas para realizar essa prova.
Como o Enem é uma prova muito conteudista, o segundo domingo apresenta questões com muitos cálculos, o que exige uma concentração alta dos estudantes. Para ajudar, o Enem 2020 trará um espaço para resolução de contas ao final do caderno.
Copyright (c) 2013 – 2020 Stoodi Ensino e Treinamento a distância S.A.
Publicado por hildacfba.wordpress.com em 02/04/2020.
