Projeto de Intervenção Social- PRIS- Projeto de Vida- Profªs- Leiliane e Suene- 2º e 3º Ano Noturno

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

A educação no trânsito é fundamental para manter a paz e a segurança entre motoristas, pedestres e outros usuários dos meios de transporte. Para isso, diversos órgãos e entidades ligadas ao trânsito promovem campanhas educativas para melhorar a educação nesse setor.

O Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, por exemplo, promove ações educativas periodicamente. De acordo com o site da instituição um programa chamado “Minha escolha faz a diferença no trânsito” realiza todos os meses campanhas educativas.

Os temas são os mais diversos, como conscientização de volta às aulas, que movimenta o trânsito depois das férias escolares; projetos voltados para motociclistas, ciclistas, pedestres, uso do celular e o perigo do álcool ao volante.

De acordo com o site do Governo Federal, a ideia das campanhas educativas de trânsito é que “a população se sinta responsável pelas ações de promoção da educação para o trânsito e seja protagonista de um processo que trará mais segurança para o trânsito”.

O Detran de vários estados também realiza atividades para popularizar a série de regras que fazem parte da educação no trânsito. Para isso, o órgão de Pernambuco, tem até uma Escola Pública de Trânsito, cuja principal missão descrita no portal oficial é “ser uma instituição de ensino que contribua para um trânsito seguro, humanizado e com inclusão social através da qualificação contínua da sociedade”.

Entre os cursos que fazem parte da Escola Pública de Trânsito estão o de Pilotagem Defensiva, Mecânica para Mulheres e Formação de Artistas-Educadores em Educação para o Trânsito.

É importante lembrar que a educação no trânsito passeia por várias esferas da sociedade e não só por aqueles que dirigem. As crianças são parte fundamental desse processo. Por isso, a educação no trânsito deve começar em sala de aula.

Depois disso, vem a educação para aqueles que conduzem veículos de qualquer porte. Em seguida, os pedestres também precisam ser conscientizados. Desta forma, é possível contribuir significantemente para um trânsito mais calmo e livre de acidentes e sinistros.

Um dos maiores entraves da educação no trânsito é a conscientização dos riscos que envolve a bebida alcoólica com a direção. Em entrevista à rádio EBC, o psiquiatra Arthur Guerra, diretor do Centro de Informação sobre Saúde e Álcool (Cisa), analisa que, aos poucos, muitos jovens brasileiros já têm feito essa associação de que se for beber é melhor não dirigir. Essa consciência é fruto de uma árdua educação de trânsito feita no Brasil.

Sobre o autor:

Pollyana Batista Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos


TV BrasilGov


Publicado em 12 de jul de 2013


ANANEC Associação Nacional de Necrópsia

Publicado em 13 de mar de 2012

identificandose


Publicado em 31 de mai de 2012


Detran PR


Publicado em 5 de nov de 2018

Publicado por hildacfba.wordpress.com em 29/08/2019.

17 comentários

  1. É muito importante está atento no trânsito.para evitar ,acidentes e atropelamentos aos pedestres .e evitar tbm uma colisão entre um carro com outro e ter a carteira de motorista que é o mais importante para quem dirige.

    Curtir

  2. A educação no trânsito deve começar em sala de aula,pois as crianças fazem a parte fundamental desse processo,devemos cumprir todas as regras do trânsito,para evitar acidentes,mortes,etc.
    E para manter a paz e a segurança entre motoristas, pedestres e outros usuários dos meios de transporte.

    Curtido por 1 pessoa

  3. É de suma importância estarmos atualizados com essas informações sobre o trânsito, e tendo essa palestra que tivemos esclareceu bastante coisas ,como andar sempre de capacete ,com habilitação, com cinto de segurança, entre outras adorei a palestra 👏

    Curtir

  4. E importante está sempre atento ao trânsito e a suas sinalizações e regras, isso ajuda a prevenir acidentes. Estudos mostram que a maior parte dos acidentes e causado no trânsito por jovens, por tanto é necessário sempre buscar está seguindo as orientações que ajudam a prevenir acidentes e não coloca a vida de ninguém em risco.

    Curtir

  5. A educação no trânsito e muito importante toca nesse assunto porque muitas pessoas utilização carro e moto etc
    Ia muitas imprudencias que acontece
    Poriso que muito importante alerta as pessoas dirigir com segurança e evitar acidentes

    Curtir

  6. Acho bom saber que o Detran organize campanhas para ensinar e conscientizar as pessoas para que haja um trânsito mais seguro .

    Concordo com a educação no trânsito para as escolas, por que com certeza é muito melhor existir uma matéria sobre isso para aprender do que estudar para o exame de habilitação, decorar e depois esquecer metade do que decorou para à prova.

    Gostei também do vídeo em que o menino está com o celular na mão a começa a atravessar a rua sem atenção, mostra que um trânsito seguro não se faz só com bons motoristas.

    Curtir

  7. Educação no trânsito e muito importante toca nesse assunto porque muitas pessoas utiliza o carro e moto etc
    I essa é uma questão de alerta muitas pessoas ter segurança no trânsito para evitar acidentes

    Curtir

  8. A falta de atenção do trânsito é a causa de muitos acidentes , por isso devemos andar atentos , e não conduzir veículos alcoolizados , pois não pode prejudicar só você no trânsito prejudicará outras pessoas .

    Curtir

  9. É preciso leva os acontecimentos do trânsito a sério, porque na maioria das vezes sabemos que precisamos ter cuidados e não nós importamos em enviar graves acidentes.
    seguir as leis do trânsito ajuda a todos manter a vida em segurança.

    Curtir

  10. Acho muito importante e produtivo essa pauta mencionada no blog e esse assunto vindo à tona dessa forma colegial abrangendo e mobilizando todos os alunos a se conscientizarem sobre as normas e leis de trânsito.

    Curtir

Deixe um comentário