Consequências do Processo de Globalização-Geografia-Profº Arthur 3º Ano Matutuino

Canal do Slow

Publicado em 18 de fev de 2017

Globalização e Hibridismo Cultural

A questão do hibridismo, uma constante em países como o nosso, formados a partir do choque de culturas, ganha um interesse maior em tempos ditos globalizados, quando a circulação de idéias e de produtos culturais atinge um grau inédito. Essa situação molda o debate cultural contemporâneo, recolocando a questão da inter-relação entre a cultura nacional e o influxo externo. Para alguns, o mundo de hoje oferece uma oportunidade para a criação de uma cultura globalizada, um novo espaço da convivência da diversidade e do pluralismo cultura

O QUE É HIBRIDISMO CULTURAL?

Em um mundo onde os termos “globalização” ou “mundialização” nos batem à porta com elevada frequência, questões acerca de encontros culturais, nos mais diversos cantos do globo, são mais do que pertinentes. Neste caso, poucos seriam mais gabaritados a tratarem do assunto do que Peter Burke. Em Hibridismo cultural, Burke trata das questões acerca das trocas culturais, as quais vemos todos os dias mas muitas vezes sequer percebemos.

Postado há 1st November 2011 por NAIR GURGEL

72 comentários

  1. O vídeo nos mostra que apropriação cultural vem do ato de adotar elementos próprios de uma cultural, é uma maneira de descrever quando uma pessoa de uma cultura adota aspectos de uma outra cultura que não é a sua e os usa sem referência ou relação com aquela cultura “emprestada”. Apropriação cultural vai muito além de simplesmente adotar aspectos de outra cultura.

    Curtir

  2. No vídeo é mencionado que existem várias definições para
    cultura.
    Cultura pra mim são
    todos os costumes, crençnas e hábitos de uma determinada
    sociedade, o que a torna única.
    Se apropriar de algum desses costumes é algo positivo, pois de certa forma é bom nos ligarmos ao mundo e conhecermos
    culturas diferentes.

    Curtir

  3. Questões que em algum momento em nossa vida já debatemos,ou algum dia voce irá debater,como a aceitação maneira que você é,questões de conhecer mais sobre assuntos que ainda são carrascos na nossa sociedade,devemos aceitar a cultura de cada um ,respeitar,o Hibridismo é constante no dia a dia questões que foram abordadas neste vídeo,ira para sempre ser debates,o video traz a cultura de cada nação,saber conhecer a cultura de cada um e respeita-lá.

    Curtir

  4. O Brasil ainda continua sendo um país onde a sua cultura é discriminada por não ser igual a de todos, por exemplo no video vemos uma menina que é discriminada por usar enfeites diferentes. E que ja não é de hoje que se questiona sobre a apropriação cultural que ate o momento ainda nao existe definicao definitiva de cultura. Edward Tylor fez-se pensar que “Cultura é tudo que foi produzido pela humanidade” e acaba que realmente é. Mas não fazemos ideia do que era a cultura dos nossos ancestrais, porem hoje em dia com o desenvolvimento tecnológico ficou mais fácil a comunicação entre pessoas de diferentes lugares, assim fazendo a globalização passar a ter mais força. O problema é que nos dias atuais os defensores da cultura é as empresas que se aproveitam de varios meios, objetos, roupas e etc, para obter lucros em cima ate de coisas dos outros. E passamos a ser brutos, por não aceitar a cultura do outro por ser diferente da minha, da sua, da nossa, não é justo o outro ser julgado diferente de mim pelo seu modo de viver, no final de tudo acabamos sendo todos iguais, independente de cultura e entre outras coisas.

    Curtir

  5. Sobre o assunto da menina branca usando turbante, tenho em vista que, se um branco ou qualquer outro, acha aquilo bonito e respeita a cultura, tem total direito de usar, porém, hoje em dia é muito comum se ver as pessoas tendo lucro em cima de outras culturas, e muitas vezes, quando se vê um branco usando algo como turbante, dread, achamos lindo, já no negro, o ridicularizamos.
    Podemos afirmar que o Brasil não tem só uma cultura, pois a diversidade cultural Brasileira é bem extensa, pois uma boa parte de nós temos ancestrais indígenas, negro africano, europeus, entre outros, a gente pode ver um branco que vem de origem negra, e muitos outros exemplos

    Curtir

  6. Bem, acho que julgar e descriminar as pessoas por querer experimentar ou participar de culturas diferentes e uma falta de respeito, no vídeo mesmo a menina é questionada por usar um turbante em um metro, a pessoa que questionou-a, à trata com desrespeito, como se ela não pudesse fazer parte daquela cultura. Portanto, o que devemos entender em relação ao hibridismo ,  e que a microculturas junto com outras se tornem em grandes macroculturas.

    Curtir

  7. No meu ponto de vista, essa miscigenação de cultura influência em muita coisa. Dividir cultura com outros povos acabada ajudando a não se acabar, pois está ali modificada, mas presente. A “apropriação” pode ser uma janela para o conhecimento. O resgate histórico é muito importante, entender de onde somos é importante, mas cabe a cada pessoa decidir o que quer usar. Os grupos não podem se privar, um tem que conhecer a cultura do outro. E o Brasil sendo um dos países majs miscigenados do mundo, não faz sentido está brigando por apropriação cultural.

    Curtir

  8. O Brasil é um pais que tem muitas culturas o que acaba gerando conflitos, como foi o caso da menina mencionada no video. de vez de nós procurarmos algo positivo nisso só queremos criticar, e esquecemos que isso pode ser uma janela aberta para acrescentar mais informação para aquela pessoa sobre a sua cultura. e todas as micro culturas precisam respeitar umas as outras para que nossa macro cultura seja reconhecida mundialmente

    Talles Vinicius, 3 cm

    Curtir

  9. Quando falamos em cultura,um termo muito complexo e abrangente…
    Estamos falando em diversidade,diversos tipos de culturas, em diversos tipos de lugares.
    Na minha opinião, o hibridismo cultural, acontece diariamente,mesmo que não queiramos ou tentemos manter nossa suposta tradição viva, simplesmente pegamos uma pessoa com uma formação cultural que provavelmente já recebeu influencia de outras culturas.Por esse motivo não sabemos quando e nem como se deu o inicio,e desta forma ele vem atravessando séculos.
    Neste exemplo citado no vídeo,de uma mulher branca estar usando um turbante,causou de certa forma uma “polêmica”,acredito que porque algumas pessoas,vêem este adereço usado apenas por negras.
    Um vídeo bastante interessante!

    Gabriella Letícia,3 ano, CM.

    Curtir

  10. Tudo começou com a maquina a vapor a partir disso foi possível a criação de locomotivas, navios entre outros com isso era necessário produzir mais combustível, e os homens na busca intensiva de enriquecer foi tornando tudo acelerado daí veio a eletricidade que facilitou muito as coisas. “um pequeno passo para o homem, um grande passo para a destruição” afirma o “homenzinho” do vídeo, refletindo nessa frase discordei com a parte A e pensei que foi um grande passo para o homem pois a partir disso possibilitou a criação de coisas incríveis e até benéficas para nós, na parte B da frase concordo pois ao criarem a eletricidade não pensaram nos danos que podiam causar futuramente. Vejamos, o Brasil pode ter um destaque a nível mundial em termo de renovabilidade em relação as hidrelétricas daqui. O governo pretende aumentar as hidrelétricas do país mas será se é certo desabrigar famílias pra isso sem ter como lutar pelo que é seu de direito sendo que além dessa falta de humanidade pode também prejudicar a população em geral em termos de colaborar para o aumento do aquecimento global e causar desmatamento? Se colocar no lugar do próximo é necessário ao tomarmos uma atitude que não desrespeita só a nós. Na minha opinião o certo e se fazer é usar o dinheiro que seria investido nas hidrelétricas, para o aumento do uso de placas de energia fotovoltaica afinal temos lugares bem quentes aqui no Brasil e ao invés de utilizarmos fontes de energia que agridam o meio ambiente e consequentemente a nós mesmo poderíamos usar o sol que é uma coisa que já temos sempre e que não prejudicaria ninguém muito pelo contrario. Talvez seria mais fácil para o governo se não pensássemos apenas na visibilidade do pais e sim nas pessoas que fazem parte do mesmo e da natureza.

    Norrane Santos 2 dm

    Curtir

  11. A palavra cultura tem várias definições e também várias diversidades espalhada no mundo inteiro. Algumas pessoas tem preconceito pelo simples fato que a cultura do outro não é igual ou outra pessoa ter apropriado a sua cultura de uma maneira diferente. A apropriação cultural tem que ser vista de uma maneira positiva, você já parou pra pesquisar um pouco de sua cultura?
    A globalização cultural ajuda a espalhar o conhecimento e costumes de uma certa cultura. Debater com os outros sobre fatos e costumes de uma certa cultura, só valoriza e engrandece ela aos olhos tanto das microculturas(grupo de pessoas com as mesmas características, costumes ou girias) quanto das macroculturas( conjuntos de valores, língua falada, hábitos…)
    Então E sempre bom termos conhecimento da nossa própria cultura e de culturas diferentes tanto nacionalmente quanto externa.

    Curtir

Deixe um comentário