A Mídia: O Quarto Poder da Visão- Estação dos Saberes 2º e 3º Ano Profª Kamile Rebouças

O poder dos meios de comunicação de massa

Por Alice Martins Morais em 20/06/2011 na edição 647

Os meios de comunicação – em especial, os de massa – têm, atualmente, um poder grandioso sobre a população brasileira. Eles exercem um papel fundamental na formação da opinião pública e na formação de ideologias, seja influenciando positivamente, seja influenciando negativamente.

Estamos vivendo uma época em que informação é poder e quem tem a informação é aquele que tem “o mundo em suas mãos”. Assim, podemos dizer que o poder, hoje, está na mídia, já que ela é a principal responsável pela transmissão dessa informação ao restante da população. O problema enfrentado ultimamente é o modo pelo qual essa transmissão é feita. Presenciamos, nestes últimos tempos, uma diminuição de jornalistas (profissão que designa os principais detentores da informação) sérios e objetivos, que realmente querem transmitir a informação de maneira verídica, em detrimento do crescimento de jornalistas que estão neste cargo visando a fazer parte do poder, custe o que custar.

Organizar e regulamentar

Em função disso, está cada vez mais fácil perceber a importância que os meios de comunicação de massa têm neste país, principalmente se observarmos a manipulação da imprensa brasileira e a forma pela qual esta vem conseguindo formar ideologias e opiniões da maneira como os grandes poderosos da mídia quiserem, chegando até, em alguns casos, a alterar a realidade, como foi visto nas últimas eleições (2º semestre de 2010), quando o Pig (Partido da Imprensa Golpista, termo criado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim – um dos poucos jornalistas sérios restantes – para se referir aos órgãos da imprensa e jornalistas considerados “tendenciosos”) fez de praticamente tudo para desestabilizar o governo com orientação política contrária, criando, inclusive, boatos (o que antigamente era considerado um fenômeno exclusivo do mundo de “celebridades”). Isso só para se ter um exemplo do poder da mídia.

É preciso, então, haver um controle maior para organizar e regulamentar os meios de comunicação, especialmente os de massa, no Brasil, tendo em vista o poder grandioso que estes têm sobre a população, para que este não seja um “país de ideias falsas” (como uma vez disse Rui Barbosa), para que a imprensa cumpra seu dever da verdade, a mídia exerça a democracia, e não, a oligarquia; a liberdade de expressão seja exercida sem abusos, de forma equilibrada e justa, a população seja mais bem informada e para que o poder dos meios de comunicação de massa seja, enfim, algo positivo, e não apenas um fato.

Fonte:    http://observatoriodaimprensa.com.br/feitos-desfeitas/o-poder-dos-meios-de-comunicacao-de-massa/

12 comentários

  1. De alguma forma a mídia influência no comportamento das pessoas através de novelas, jornais e internet.Tem o poder de criar ou distorcer a verdade e modificar fatos, fazendo com que as pessoas não tenham opinião própria.
    ninguém quer ser boneco marionete, sendo manipulado, influenciados e sem opinião própria.

    Curtir

  2. sem dúvida alguma que a mídia tem sim grande influencia sobre a vida das pessoas, mas também não podemos deixar de falar que se a mídia influencia é por que as pessoas se deixam influenciar, já que ninguém é obrigado a assistir programas ruins, e nem a comprar produtos só pelo fato de ser exibido na televisão. Por isso, a televisão tem também as suas programações boas, o mais correto a ser feito é cada um tomar consciência e não se deixar levar por coisas ruins que a mídia oferece.

    Curtir

    • não é de hoje que sabemos o peso que tem a midia,seja ela falada ou escrita.
      ela exerce um papel importante na sociedade seja ela positiva ou negativa .
      marcada hoje pela era digital.

      Curtir

  3. Somos manipuláveis, somos uma geração que acredita em tudo que escuta, que não procura saber a verdade, somos a geração que tudo tá bem, precisamos acordar e ver tudo que está acontecendo com o mundo e principalmente com nosso país… Precisamos acreditar que nosso país ainda tem jeito que podemos mudá-lo e não não deixar levar por qualquer fala bonita na TV, precisamos acordar que somos mais inteligentes que uma média 5 nas escolas públicas, que temos vozes e não nos deixar calar.. Assistir menos besteiras e procurar mais verdades… A mídia manipula pena q nem todos veem isso.

    Curtir

  4. Não é de hoje que vemos e sabemos da força que a mídia possui, e isso fica mais nítido quando por meio de toda essa força ela passa a inculcar nas pessoas uma ideia ou mesmo um ponto de vista já formado sobre determinado assunto. E note que quando fazemos referência à mídia, estamos na verdade nos referindo à todas as suas formas de veiculação, seja ela falada, escrita, televisada e até aquela feita pelos meios virtuais e outros meios que sejam possíveis.
    Não se nega que a mídia possua relevância impar para a manutenção de uma democracia, entretanto, isso não significa que às custas deste argumento ela possa manipular, ainda que de forma velada, tudo aquilo que é veiculado a fim de movimentar a massa social num determinado caminho.
    Por isso que se deve questionar: até que ponto a mídia deve atuar e quais os seus limites em um Estado verdadeiramente democrático?

    Curtir

  5. A influência gerada pela mídia tem atingido patamares tão altos, que na mesma proporção tem tornado a questão ainda mais séria e preocupante, posto que temos notado que nem mesmo algumas entidades públicas que deveriam de fato zelar pela boa aplicação do direito, nem mesmos essas instituições têm conseguido permanecer imune a toda essa influência, na prática elas têm sucumbido a esse grito desesperado de “justiça” feito pela sociedade, mas que por de trás tem a mídia como autora mediata.
    Apenas como exemplo do que esta sendo dito, podemos citar tranquilamente a questão do dolo eventual, que no início referia-se apenas aos crimes de trânsito. A discussão de fato só passou a existir quando casos específicos começaram a ganhar a capa dos jornais e minutos nos telejornais.

    Curtir

  6. Por ai seguem muito exemplos de que a mídia não só contribui para formação de opiniões equivocadas, como também tem favorecido para um movimento legiferante penal extremamente excessivo e desproporcional.
    Mas, retomando o exemplo dos acidentes de trânsitos envolvendo consumo de bebidas. Com a sociedade já “contaminada” pela repercussão que se passou a dar sobre os acidentes envolvendo motoristas embriagados.

    Curtir

  7. A mídia tem um papel importante na sociedade,mas devemos tomar muito cuidado pois a mesma o influencia o indivíduo em varios aspetos,e com o aumento crescente da mesma, ela é utilizada para fins lucrativos por empresas entre outros.

    Curtir

  8. A Sociedade Na Midia Nao é So Uma Contribuicao De Fofocas Mais Tambem Com Influencia Na TV , Radio , Ou Jornal ,Somos uma Geracao Que Acredita Só No Ouvir , Temos Que Abrir Nossos Olhos E Acorda para Realidade ..

    Curtir

  9. A mídia exerce sim uma grande contribuição na vida de quem usufrui dela. Podemos até dizer que hoje em dia, vevemos “manipulados” pela a mídia e isso é muito preocupante, pois é aí onde deixamos de sermos seres humanos e passamos a ser marionetes, sem vida, sem opinião própria, precisamos entender que a mídia tem seus pontos positivos, porém se não a utilizarmos com cuidado esses pontos irão acabar virando negativos.

    Curtir

  10. A cada hora somos bombardeados com publicidades que nos dizem o que comer, vestir, comprar e com noticias falsas. Mas podemos evitar muitos embustes, e assim formar realmente a opinião própria, baseada nas próprias experiências e conclusões, não em algo trazido por terceiros.

    Curtir

  11. Pontos positivos também existem, não é mesmo. É preciso desenvolver uma olhar crítico enfrente às informações que nos oferecem, considerando a possibilidade de distorções e segundas intenções.

    Curtir

Deixe um comentário