Publicado em 12 de set de 2016
Orações Subordinadas Substantivas
As Orações Subordinadas Substantivas são aquelas que possuem papel de substantivo e podem exercer as funções sintáticas de sujeito, predicado, complemento nominal, objeto direto, objeto indireto e aposto.
Classificação
Segundo a função que exercem no enunciado, as orações subordinadas substantivas podem apresentar-se em duas formas, desenvolvidas ou reduzidas.
Geralmente, as orações subordinadas desenvolvidas são introduzidas pelas conjunções integrantes “que” e “se”, entretanto, podem acompanhar pronomes, conjunções ou locuções conjuntivas.
As orações reduzidas, por sua vez, não apresentam uma conjunção integrante, e surge com o verbo estará no infinitivo, no particípio ou no gerúndio. Dessa maneira, as orações subordinadas desenvolvidas são classificadas em:
- Subjetiva: exerce valor de sujeito da oração principal, por exemplo: É fundamental que você chegue antes à reunião.
- Predicativa: exerce valor de predicativo do sujeito, ou seja, aquilo que se revela sobre o sujeito da oração, por exemplo: Nosso desejo é que ela vencesse o campeonato.
- Completiva Nominal: possui valor de complemento nominal (completa o sentido do nome da oração principal), sendo sempre iniciada por uma preposição, por exemplo: Temos fé de que a humanidade para de destruir o planeta.
- Objetiva Direta: possui valor de objeto direto do verbo da oração principal, por exemplo: Desejo que vocês sejam felizes.
- Objetiva Indireta: possui valor de objeto indireto do verbo da oração principal, sendo iniciada por preposição, por exemplo: O gerente precisa (de) que esteja tudo em ordem.
- Apositiva: possui valor de aposto de qualquer termo da oração principal, por exemplo: Todos pensam a mesma coisa: que eu sou um vitorioso.
Artigo revisado em 28/09/17
© 2011 – 2018 7Graus – Toda Matéria: conteúdos escolares.
